Sobre a Revista

Missão e Âmbito

Finisterra - Revista Portuguesa de Geografia é uma revista em acesso aberto com revisão por pares que tem por missão promover e divulgar a investigação e atualização científicas nas áreas da Geografia e ciências afins. Publica textos teóricos e empíricos inéditos de vários formatos (artigos de investigação, artigos de revisão, comentários, recensões, entre outros) dedicados à Geografia Física e Geografia Humana, Estudos da Paisagem, Riscos e Mudanças Ambientais, Estudos Urbanos e Regionais, Desenvolvimento, Planeamento Regional e Local, Ordenamento do Território, Modelação Espacial e Ciências da Informação Geográfica.

Criada em 1966 por Orlando Ribeiro, é uma das mais antigas revistas científicas publicadas de forma ininterrupta em Portugal. É desde a sua fundação uma publicação do Centro de Estudos Geográficos da Universidade de Lisboa (unidade de investigação atualmente integrada no Instituto de Geografia e Ordenamento do Território desta Universidade), sem finalidade comercial, e que publica sem custos para os autores.

A Finisterra segue uma política de controlo de qualidade dos seus artigos rigorosa e transparente. A submissão dos manuscritos é realizada na plataforma da revista alojada no RCAAP - Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal, onde ocorre a gestão online dos materiais em avaliação. A avaliação científica é feita pelo Diretor e Diretora Adjunta da revista, a comissão de Editores/as Executivos/as e, pelo menos, uma dupla arbitragem cega por pares. Desde 2024, a edição e formatação dos textos para publicação é profissionalizada.

Embora comprometida com a promoção e o desenvolvimento do conhecimento geográfico em língua portuguesa, a Finisterra é uma revista internacional, orientada para os debates atuais e o estado da arte nas ciências relacionadas com o território. A revista não tem um perfil regional específico, mas dedica especial atenção ao espaço da lusofonia e iberoamericano.

A Finisterra privilegia o multilinguismo. São aceites artigos em português, inglês, francês e espanhol. Todos os artigos apresentam versões em inglês e em português dos títulos dos artigos, resumos, palavras-chave, bem como de títulos de figuras e quadros.

A imagem da Finisterra foi renovada em 2003. A revista tem desde essa data capas desenhadas pelo artista plástico Pedro Calapez, que reinterpretam a esfera armilar do logótipo original da Finisterra— Revista Portuguesa de Geografia dos anos 1960.

Até 2013, a Finisterra era publicada apenas em formato impresso, com dois números anuais. Em 2016, a Finisterra passou de publicação semestral para quadrimestral.

Com a entrada no RCAAP em 2013, a revista passou a ter igualmente publicação digital e a dispor de ISSN eletrónico, disponibilizando ainda todos os documento publicados desde o primeiro número. Os artigos foram inicialmente disponibilizados em ficheiro PDF e, a partir de 2021, também em versão HTML. 

Desde 2024, a Finisterra publica os artigos de forma contínua, disponibilizando-os online e em versão Aheod of Print logo que o processo de revisão científica é concluído e os manuscritos são aprovados para publicação. Todos os textos publicados desde o primeiro volume de 1966 estão digitalizados e podem ser acedidos online sem embargo e de forma gratuita.

A redução do tempo de avaliação dos manuscritos submetidos e a aceleração da publicação da investigação são objetivos para os quais a Finisterra está a trabalhar, procurando reduzir os tempos do processo de avaliação e publicação, mantendo a qualidade do mesmo.

  • Tempo médio para a 1.ª decisão (e.g., rejeição imediata pelo editor ou convite do primeiro revisor): 3 semanas
  • Tempo total de revisão (da submissão à aceitação): 18 semanas
  • Tempo entre a aceitação e publicação: 3 semanas
  • Taxa de rejeição (2022-2024): 67% (47% na primeira decisão; 20% após revisão). 

Indexação e Métricas

A Finisterra - Revista Portuguesa de Geografia encontra-se indexada nos seguintes repositórios e plataformas científicas:  Clarivate / Web of Science (Emerging Sources Citation Index – ESCI); SCOPUS; SciELO Citation Index e SciELO – Scientific Electronic Library SCImago Journal Rank; WebQualis (Capes); ERIH PLUS (European Reference Index for the Humanities and the Social Sciences); EBSCO (Academic Search Complete); DOAJ (Directory of Open Access Journals); Latindex (Sistema Regional de Información en Línea para Revistas Científicas de América Latina, el Caribe, España y Portugal); DialnetREDIB (Red Iberoamericana de Innovación y Conocimiento Científico); Sherpa/ROMEO (Journals database).

  • Journal Citation Indicator Web of Science (JCI): 0.14 (2023)
  • SCOPUS CiteScore: 1,8 (2023)
  • SCImago Journal Rank (SJR): 0.25 (2023)
  • CAPES: A1 na área de Geografia

 

 

Política de Acesso Aberto

Esta revista oferece acesso aberto imediato e gratuito ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico proporciona maior democratização do conhecimento, reconhecimento e visibilidade à Geografia.

Ficha Técnica

ISSN (print): 0430-5027
ISSN (online): 2182-2905
Depósito legal nº: 1956/83
ICS: 124607
Periodicidade: Quadrimestral (janeiro-abril, maio-agosto e setembro-dezembro)
Propriedade: Centro de Estudos Geográficos, Instituto de Geografia e Ordenamento do Território, Universidade de Lisboa

Financiamento