Humanitude em intervenção precoce na infância

Autores

  • Ana Milheiriço Agrupamento de Escola Poeta António Aleixo
  • Sónia Raquel Seixas Escola Superior de Educação de Santarém

DOI:

https://doi.org/10.25755/int.10833

Palavras-chave:

Intervenção Precoce, Docentes de Educação Especial, Profissionalidade, Humanitude, Ética.

Resumo

Tendo em conta que o educador de infância/docente de Intervenção Precoce experiencia diariamente dilemas frequentes, neste artigo propomo-nos refletir sobre como as dimensões afetivas (de humanitude) e as dimensões éticas são sentidas pelos técnicos de Intervenção Precoce. Para o efeito, foi realizado um inquérito por questionário a 15 educadores/docentes de Educação Especial em Intervenção Precoce com experiência nesta área, através de protocolo de aplicação direto e via eletrónica.

Deste estudo resultaram vários dados qualitativos que, depois de analisados e discutidos, levaram a diversas conclusões que vêm dar respostas às questões e problemática iniciais. Os dados obtidos, na generalidade, apontam para que estes profissionais valorizem a capacidade de escuta, a disponibilidade, a empatia e a credibilidade.

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Publicado

2017-02-08

Como Citar

Milheiriço, A., & Seixas, S. R. (2017). Humanitude em intervenção precoce na infância. Revista Interacções, 12(41). https://doi.org/10.25755/int.10833