Ética na profissão docente à luz do estatuto da carreira dos educadores e professores – a perspetiva da ética aristotélica

Autores

  • Ramiro Marques Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém

DOI:

https://doi.org/10.25755/int.11813

Palavras-chave:

Aristóteles, Ética, Professores, Deontologia.

Resumo

Este artigo tem como objetivo analisar e discutir a ética na profissão docente à luz da teoria ética aristotélica e da legislação que enquadra o exercício da profissão docente. São analisados os direitos e responsabilidades dos professores do ensino básico e secundário á luz do estatuto da carreira docente.

Na primeira parte, é feita uma descrição e uma análise da teoria ética aretaica, denominada também de ética da virtude. Essa descrição justifica-se porque o quadro teórico que fundamenta este artigo centra-se na ética de Aristóteles. É à luz desse quadro teórico que é possível analisar os direitos e obrigações dos docentes tal como estão expressos no estatuto da carreira. Sendo certo que não existe um código deontológico da profissão com o caráter imperativo dos códigos deontológicos de outras profissões, como por exemplo os médicos ou os advogados, é possível extrair uma deontologia da profissão docente.

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Publicado

2017-04-01

Como Citar

Marques, R. (2017). Ética na profissão docente à luz do estatuto da carreira dos educadores e professores – a perspetiva da ética aristotélica. Revista Interacções, 12(42). https://doi.org/10.25755/int.11813