Ética na profissão docente à luz do estatuto da carreira dos educadores e professores – a perspetiva da ética aristotélica
DOI:
https://doi.org/10.25755/int.11813Palavras-chave:
Aristóteles, Ética, Professores, Deontologia.Resumo
Este artigo tem como objetivo analisar e discutir a ética na profissão docente à luz da teoria ética aristotélica e da legislação que enquadra o exercício da profissão docente. São analisados os direitos e responsabilidades dos professores do ensino básico e secundário á luz do estatuto da carreira docente.
Na primeira parte, é feita uma descrição e uma análise da teoria ética aretaica, denominada também de ética da virtude. Essa descrição justifica-se porque o quadro teórico que fundamenta este artigo centra-se na ética de Aristóteles. É à luz desse quadro teórico que é possível analisar os direitos e obrigações dos docentes tal como estão expressos no estatuto da carreira. Sendo certo que não existe um código deontológico da profissão com o caráter imperativo dos códigos deontológicos de outras profissões, como por exemplo os médicos ou os advogados, é possível extrair uma deontologia da profissão docente.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores conservam os direitos de autor e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a licença CC BY-NC-SA 4.0 que permite a partilha do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.