Ética na profissão docente à luz do estatuto da carreira dos educadores e professores – a perspetiva da ética aristotélica
DOI:
https://doi.org/10.25755/int.11813Keywords:
Aristóteles, Ética, Professores, Deontologia.Abstract
Este artigo tem como objetivo analisar e discutir a ética na profissão docente à luz da teoria ética aristotélica e da legislação que enquadra o exercício da profissão docente. São analisados os direitos e responsabilidades dos professores do ensino básico e secundário á luz do estatuto da carreira docente.
Na primeira parte, é feita uma descrição e uma análise da teoria ética aretaica, denominada também de ética da virtude. Essa descrição justifica-se porque o quadro teórico que fundamenta este artigo centra-se na ética de Aristóteles. É à luz desse quadro teórico que é possível analisar os direitos e obrigações dos docentes tal como estão expressos no estatuto da carreira. Sendo certo que não existe um código deontológico da profissão com o caráter imperativo dos códigos deontológicos de outras profissões, como por exemplo os médicos ou os advogados, é possível extrair uma deontologia da profissão docente.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Authors who publish with this journal agree to the following terms:
- Authors retain copyright and grant the journal right of first publication with the work simultaneously licensed under a CC BY-NC-SA 4.0 license that allows others to share the work with an acknowledgement of the work's authorship and initial publication in this journal.
- Authors are able to enter into separate, additional contractual arrangements for the non-exclusive distribution of the journal's published version of the work (e.g., post it to an institutional repository or publish it in a book), with an acknowledgement of its initial publication in this journal.