O contexto da emergência histórica da “rede nacional de educação e ciência: novos talentos da rede pública”

Autores

  • Lavínia Schwantes Instituto de Educação/Universidade Federal do Rio Grande-FURG
  • Paula Corrêa Henning Instituto de Educação/Universidade Federal do Rio Grande-FURG
  • Paula Regina Costa Ribeiro Instituto de Educação/Universidade Federal do Rio Grande-FURG

DOI:

https://doi.org/10.25755/int.12226

Palavras-chave:

Ciência, História, Educação, Emergência, Rede Nacional Educação e Ciência.

Resumo

O discurso científico, alicerçado por seu método e suas técnicas, tem estado em pauta tanto em relação a projetos de pesquisa específica da área quanto a projetos de divulgação e promoção da ciência como o Programa da Rede Nacional de Educação e Ciência: novos talentos da rede pública. Essa Rede congrega 37 grupos e intenciona promover melhorias no ensino de ciência com o desenvolvimento de cursos para estudantes e professores da Educação Básica. Nesse artigo, temos o objetivo de contar a história dessa Rede, inicialmente pensada na década de 80, utilizando momentos da história da ciência no Brasil e os conceitos foucaultianos de discurso, enunciação, condições de possibilidade, proveniência e emergência a partir de entrevistas com os primeiros participantes. Percebemos que fatores do contexto político e cientifico possibilitaram a proveniência da Rede e sua emergência foi dependente dos financiamentos, quando esta pode ampliar seu escopo de atuação para outras instituições.

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Publicado

2017-06-24

Como Citar

Schwantes, L., Henning, P. C., & Ribeiro, P. R. C. (2017). O contexto da emergência histórica da “rede nacional de educação e ciência: novos talentos da rede pública”. Revista Interacções, 13(44). https://doi.org/10.25755/int.12226