O contexto da emergência histórica da “rede nacional de educação e ciência: novos talentos da rede pública”
DOI:
https://doi.org/10.25755/int.12226Palavras-chave:
Ciência, História, Educação, Emergência, Rede Nacional Educação e Ciência.Resumo
O discurso científico, alicerçado por seu método e suas técnicas, tem estado em pauta tanto em relação a projetos de pesquisa específica da área quanto a projetos de divulgação e promoção da ciência como o Programa da Rede Nacional de Educação e Ciência: novos talentos da rede pública. Essa Rede congrega 37 grupos e intenciona promover melhorias no ensino de ciência com o desenvolvimento de cursos para estudantes e professores da Educação Básica. Nesse artigo, temos o objetivo de contar a história dessa Rede, inicialmente pensada na década de 80, utilizando momentos da história da ciência no Brasil e os conceitos foucaultianos de discurso, enunciação, condições de possibilidade, proveniência e emergência a partir de entrevistas com os primeiros participantes. Percebemos que fatores do contexto político e cientifico possibilitaram a proveniência da Rede e sua emergência foi dependente dos financiamentos, quando esta pode ampliar seu escopo de atuação para outras instituições.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores conservam os direitos de autor e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a licença CC BY-NC-SA 4.0 que permite a partilha do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.