O contexto da emergência histórica da “rede nacional de educação e ciência: novos talentos da rede pública”
DOI:
https://doi.org/10.25755/int.12226Keywords:
Ciência, História, Educação, Emergência, Rede Nacional Educação e Ciência.Abstract
O discurso científico, alicerçado por seu método e suas técnicas, tem estado em pauta tanto em relação a projetos de pesquisa específica da área quanto a projetos de divulgação e promoção da ciência como o Programa da Rede Nacional de Educação e Ciência: novos talentos da rede pública. Essa Rede congrega 37 grupos e intenciona promover melhorias no ensino de ciência com o desenvolvimento de cursos para estudantes e professores da Educação Básica. Nesse artigo, temos o objetivo de contar a história dessa Rede, inicialmente pensada na década de 80, utilizando momentos da história da ciência no Brasil e os conceitos foucaultianos de discurso, enunciação, condições de possibilidade, proveniência e emergência a partir de entrevistas com os primeiros participantes. Percebemos que fatores do contexto político e cientifico possibilitaram a proveniência da Rede e sua emergência foi dependente dos financiamentos, quando esta pode ampliar seu escopo de atuação para outras instituições.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Authors who publish with this journal agree to the following terms:
- Authors retain copyright and grant the journal right of first publication with the work simultaneously licensed under a CC BY-NC-SA 4.0 license that allows others to share the work with an acknowledgement of the work's authorship and initial publication in this journal.
- Authors are able to enter into separate, additional contractual arrangements for the non-exclusive distribution of the journal's published version of the work (e.g., post it to an institutional repository or publish it in a book), with an acknowledgement of its initial publication in this journal.