O PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO E AS DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES

ENTRE AVANÇOS E RETROCESSOS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.25755/int.12260

Resumo

Este artigo tem como tema a articulação entre o Plano Nacional de Educação (PNE) e as novas Diretrizes Curriculares para a Formação de Professores (DCN), com vistas à ressignificação e o fortalecimento nas metas do PNE 2014-2024. Teve como objetivo desenvolver analisar as Diretrizes Curriculares para a Formação de Professores à luz das metas estabelecidas no Plano Nacional de Educação – PNE 2014-2024, com o intuito de promover a discussão sobre o Sistema Educacional Brasileiro, a formação e o desenvolvimento profissional docente e o comportamento da sociedade frente às realidades investigadas a partir do PNE e das DCN. Os objetivos específicos foram demonstrar como as metas estabelecidas no PNE se articulam às DCN e propor a discussão fundamentada das metas do PNE e das DCN como subsídio às adequações curriculares promovidas com o advento da Resolução MEC/CNE n.º 02 (01/07/2015). A pesquisa documental, eleita como metodologia, organizou-se por meio de eixos analíticos: acesso e permanência; desigualdades; formação para o trabalho; exercício da cidadania; respeito aos direitos humanos; valorização das diversidades e da inclusão; e valorização dos princípios dos profissionais da educação. Concluiu-se que a educação, como promotora do desenvolvimento das novas gerações, caminha a passos lentos, entre avanços e retrocessos. Ainda, verificou-se a distância existente entre os documentos oficiais e a prática exercida na educação e, consequentemente, o parco reconhecimento do docente, sua formação e desenvolvimento profissional. 

Biografias Autor

Adriana Moreira da Rocha Veiga, UFSM-Universidade Federal de Santa Maria

Universidade Federal de Santa Maria Professora dos: Programa de Pós-Graduação em Educação Linha de Pesquisa "Formação, Saberes e Desenvolvimento Profisisonal" Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas e Gestão Linha de Pesquisa "Gestão Pedagógica e Contextos Educativos" GPKosmos - Grupo de Estudos sobre Educação na Cultura Digital e Redes de Formação GEU - Grupo de Estudos sobre Universidade (Ligado à Rede GEU)

Liliane Gontan Timm Della Méa, UFSM-Universidade Federal de Santa Maria

Programa de Pós-Graduação em Educação

Grupo de Pesquisa sobre Universidades

Avaliação e Intenacinalização da Educação Superior

Formação, Saberes e Desenvolvimento Profissional

Weliton Martins Da Silva, UFSM-Universidade Federal de Santa Ma

Programa de Pós-Graduação em Educação

Formação, Saberes e Desenvolvimento Profissional

Professores Iniciantes

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Publicado

2018-12-21

Como Citar

Veiga, A. M. da R., Della Méa, L. G. T., & Da Silva, W. M. (2018). O PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO E AS DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES: ENTRE AVANÇOS E RETROCESSOS. Revista Interacções, 13(46), 146–161. https://doi.org/10.25755/int.12260