O PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO E AS DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES
ENTRE AVANÇOS E RETROCESSOS
DOI:
https://doi.org/10.25755/int.12260Abstract
Este artigo tem como tema a articulação entre o Plano Nacional de Educação (PNE) e as novas Diretrizes Curriculares para a Formação de Professores (DCN), com vistas à ressignificação e o fortalecimento nas metas do PNE 2014-2024. Teve como objetivo desenvolver analisar as Diretrizes Curriculares para a Formação de Professores à luz das metas estabelecidas no Plano Nacional de Educação – PNE 2014-2024, com o intuito de promover a discussão sobre o Sistema Educacional Brasileiro, a formação e o desenvolvimento profissional docente e o comportamento da sociedade frente às realidades investigadas a partir do PNE e das DCN. Os objetivos específicos foram demonstrar como as metas estabelecidas no PNE se articulam às DCN e propor a discussão fundamentada das metas do PNE e das DCN como subsídio às adequações curriculares promovidas com o advento da Resolução MEC/CNE n.º 02 (01/07/2015). A pesquisa documental, eleita como metodologia, organizou-se por meio de eixos analíticos: acesso e permanência; desigualdades; formação para o trabalho; exercício da cidadania; respeito aos direitos humanos; valorização das diversidades e da inclusão; e valorização dos princípios dos profissionais da educação. Concluiu-se que a educação, como promotora do desenvolvimento das novas gerações, caminha a passos lentos, entre avanços e retrocessos. Ainda, verificou-se a distância existente entre os documentos oficiais e a prática exercida na educação e, consequentemente, o parco reconhecimento do docente, sua formação e desenvolvimento profissional.
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