DIREITOS HUMANOS NA ESCOLA
REPRESENTAÇÕES DE ESTUDANTES DA EDUCAÇÃO BÁSICA NO BRASIL
DOI:
https://doi.org/10.25755/int.16159Resumo
O presente artigo analisa as representações de estudantes do ensino médio noturno sobre Direitos Humanos na escola, a partir da produção dos dados, em uma abordagem qualitativa, de 59 estudantes do ensino médio noturno de duas escolas localizadas na cidade de Curitiba-PR. Para sistematizar e analisar os dados, inicialmente fizemos uso da análise de conteúdo (Bardin, 2011), criando categoria e subcategorias de análise e, na sequência, com o auxílio do software Iramuteq (Interface de R pour analyses Multidimensionnelles de Textes et de Questionnaires, versão 2009) obtivemos um árvore de similitude que possibilitou a triangulação dos dados e interpretação, com o aporte da Teoria das Representações Sociais (Moscovici, 1978; Jodelet, 2001). Os depoimentos dos estudantes evidenciam como a consolidação dos Direitos Humanos na escola é ainda precária, pois em suas representações são importantes, mas nem sempre efetivada, reproduzindo e aprofundando desigualdades presentes na sociedade. Apesar de acordos internacionais ratificados pelo Brasil com vista à garantia de políticas públicas educacionais, que incluam nos currículos escolares a educação em/para os Direitos Humanos, no país elas não estão efetivadas em todos os espaços e tempos escolares, como evidenciam as falas dos estudantes desta pesquisa. A efetivação e consolidação desses direitos urgem para que não se aprofundem as desigualdades no Brasil.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores conservam os direitos de autor e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a licença CC BY-NC-SA 4.0 que permite a partilha do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.