DIREITOS HUMANOS NA ESCOLA
REPRESENTAÇÕES DE ESTUDANTES DA EDUCAÇÃO BÁSICA NO BRASIL
DOI:
https://doi.org/10.25755/int.16159Abstract
O presente artigo analisa as representações de estudantes do ensino médio noturno sobre Direitos Humanos na escola, a partir da produção dos dados, em uma abordagem qualitativa, de 59 estudantes do ensino médio noturno de duas escolas localizadas na cidade de Curitiba-PR. Para sistematizar e analisar os dados, inicialmente fizemos uso da análise de conteúdo (Bardin, 2011), criando categoria e subcategorias de análise e, na sequência, com o auxílio do software Iramuteq (Interface de R pour analyses Multidimensionnelles de Textes et de Questionnaires, versão 2009) obtivemos um árvore de similitude que possibilitou a triangulação dos dados e interpretação, com o aporte da Teoria das Representações Sociais (Moscovici, 1978; Jodelet, 2001). Os depoimentos dos estudantes evidenciam como a consolidação dos Direitos Humanos na escola é ainda precária, pois em suas representações são importantes, mas nem sempre efetivada, reproduzindo e aprofundando desigualdades presentes na sociedade. Apesar de acordos internacionais ratificados pelo Brasil com vista à garantia de políticas públicas educacionais, que incluam nos currículos escolares a educação em/para os Direitos Humanos, no país elas não estão efetivadas em todos os espaços e tempos escolares, como evidenciam as falas dos estudantes desta pesquisa. A efetivação e consolidação desses direitos urgem para que não se aprofundem as desigualdades no Brasil.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Authors who publish with this journal agree to the following terms:
- Authors retain copyright and grant the journal right of first publication with the work simultaneously licensed under a CC BY-NC-SA 4.0 license that allows others to share the work with an acknowledgement of the work's authorship and initial publication in this journal.
- Authors are able to enter into separate, additional contractual arrangements for the non-exclusive distribution of the journal's published version of the work (e.g., post it to an institutional repository or publish it in a book), with an acknowledgement of its initial publication in this journal.