ANÁLISE DAS INFLUÊNCIAS DE DOCUMENTOS INTERNACIONAIS NA LEGISLAÇÃO E POLÍTICAS DE EDUCAÇÃO ESPECIAL NO BRASIL (1990-2015)

Autores

  • Marilza Pavezi Universidade Federal de Alagoas – UFAL
  • Jefferson Mainardes Universidade Estadual de Ponta Grossa – UEPG

DOI:

https://doi.org/10.25755/int.16161

Resumo

O artigo apresenta uma análise das influências de documentos internacionais na legislação e nas políticas de Educação de Especial no Brasil, no período de 1990 a 2015. O referencial teórico é constituído pela contribuição de autores que discutem o campo global das políticas educacionais (Rawolle & Lingard), da abordagem do ciclo de políticas (policy cycle approach) e de contribuições de John Codd, Basil Bernstein e Pierre Bourdieu. Concluiu-se que a legislação e políticas de Educação Especial nacionais evidenciam diversos traços dos documentos internacionais e que alguns documentos normativos mais recentes indicam um esforço de mais autonomia na elaboração dos textos das políticas de Educação Especial.

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Publicado

2018-12-24

Como Citar

Pavezi, M., & Mainardes, J. (2018). ANÁLISE DAS INFLUÊNCIAS DE DOCUMENTOS INTERNACIONAIS NA LEGISLAÇÃO E POLÍTICAS DE EDUCAÇÃO ESPECIAL NO BRASIL (1990-2015). Revista Interacções, 14(49), 153–172. https://doi.org/10.25755/int.16161