ANÁLISE DAS INFLUÊNCIAS DE DOCUMENTOS INTERNACIONAIS NA LEGISLAÇÃO E POLÍTICAS DE EDUCAÇÃO ESPECIAL NO BRASIL (1990-2015)
DOI:
https://doi.org/10.25755/int.16161Abstract
O artigo apresenta uma análise das influências de documentos internacionais na legislação e nas políticas de Educação de Especial no Brasil, no período de 1990 a 2015. O referencial teórico é constituído pela contribuição de autores que discutem o campo global das políticas educacionais (Rawolle & Lingard), da abordagem do ciclo de políticas (policy cycle approach) e de contribuições de John Codd, Basil Bernstein e Pierre Bourdieu. Concluiu-se que a legislação e políticas de Educação Especial nacionais evidenciam diversos traços dos documentos internacionais e que alguns documentos normativos mais recentes indicam um esforço de mais autonomia na elaboração dos textos das políticas de Educação Especial.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Authors who publish with this journal agree to the following terms:
- Authors retain copyright and grant the journal right of first publication with the work simultaneously licensed under a CC BY-NC-SA 4.0 license that allows others to share the work with an acknowledgement of the work's authorship and initial publication in this journal.
- Authors are able to enter into separate, additional contractual arrangements for the non-exclusive distribution of the journal's published version of the work (e.g., post it to an institutional repository or publish it in a book), with an acknowledgement of its initial publication in this journal.