AS POLÍTICAS INCLUSIVAS E OS SERVIÇOS DE ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO NO BRASIL
DOI:
https://doi.org/10.25755/int.16162Resumo
Eanalisar a influência neoliberal nas políticas públicas inclusivas que repercutem na implementação do Atendimento Educacional Especializado (AEE) e a ampliação da oferta do AEE em centros especializados, a fim de fortalecer o suporte para o processo de inclusão. Aborda os referenciais teóricos de Michel Foucault quanto à incidência da biopolítica e governamentalidade no processo de inclusão, considerando que o neoliberalismo impõe políticas públicas que resultam em menor quantidade e variedade de atendimentos especializados. O texto explora ainda a temática do AEE considerado direito crucial para o acesso/permanência do aluno com deficiência no ensino comum como principal rede de apoio ao processo de inclusão escolar proposta pelo Ministério da Educação. Trata-se de uma pesquisa documental, referente à legislação específica concernente ao AEE, no que se propõe enquanto normativa. Destaca a importância do atendimento ser ampliado em centros de AEE, por meio de diversos atendimentos com equipe interdisciplinar e parcerias intersetoriais, visto que as demandas podem estar atreladas a outras necessidades que não somente de ordem pedagógica e que incidem na permanência do aluno, público-alvo da educação especial, na escola.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores conservam os direitos de autor e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a licença CC BY-NC-SA 4.0 que permite a partilha do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.