AS POLÍTICAS INCLUSIVAS E OS SERVIÇOS DE ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO NO BRASIL

Autores

  • Gisele Sotta Ziliotto Pontifícia Universidade Católica do Paraná – PUCPR
  • Maria Lourdes Gisi Pontifícia Universidade Católica do Paraná – PUCPR
  • Alboni Marisa Dudeque Pianovski Vieira Pontifícia Universidade Católica do Paraná – PUCPR

DOI:

https://doi.org/10.25755/int.16162

Resumo

Eanalisar a influência neoliberal nas políticas públicas inclusivas que repercutem na implementação do Atendimento Educacional Especializado (AEE) e a ampliação da oferta do AEE em centros especializados, a fim de fortalecer o suporte para o processo de inclusão. Aborda os referenciais teóricos de Michel Foucault quanto à incidência da biopolítica e governamentalidade no processo de inclusão, considerando que o neoliberalismo impõe políticas públicas que resultam em menor quantidade e variedade de atendimentos especializados. O texto explora ainda a temática do AEE considerado direito crucial para o acesso/permanência do aluno com deficiência no ensino comum como principal rede de apoio ao processo de inclusão escolar proposta pelo Ministério da Educação. Trata-se de uma pesquisa documental, referente à legislação específica concernente ao AEE, no que se propõe enquanto normativa. Destaca a importância do atendimento ser ampliado em centros de AEE, por meio de diversos atendimentos com equipe interdisciplinar e parcerias intersetoriais, visto que as demandas podem estar atreladas a outras necessidades que não somente de ordem pedagógica e que incidem na permanência do aluno, público-alvo da educação especial, na escola.

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Publicado

2018-12-24

Como Citar

Ziliotto, G. S., Gisi, M. L., & Vieira, A. M. D. P. (2018). AS POLÍTICAS INCLUSIVAS E OS SERVIÇOS DE ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO NO BRASIL. Revista Interacções, 14(49), 173–188. https://doi.org/10.25755/int.16162