UM ANÚNCIO PARA O OFICIO DA HUMANA DOCÊNCIA

A RELAÇÃO EDUCADOR E CRIANÇAS NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO INFANTIL

Autores

  • Anelise de Oliveira Rodrigues Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUÍ/RS - Brasil)
  • Hedi Maria Luft Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUÍ/RS - Brasil)

DOI:

https://doi.org/10.25755/int.17594

Resumo

Este artigo aborda a relação entre o educador e as crianças da Educação Infantil e, tem como embasamento teórico as ideias de Paulo Freire, em especial, a obra Pedagogia do Oprimido (1987). Delineia-se, nas linhas que seguem, uma “denúncia” e um “anúncio”. Uma denúncia, contra as práticas que oprimem e ferem a infância, como a educação bancária, tão fortemente combatida pelo referido autor, e, um anúncio constituído através de uma pedagogia humanizadora, que confere dignidade aos sujeitos. A abordagem metodológica consiste em um estudo bibliográfico, de natureza qualitativa, estabelecendo um diálogo entre as concepções freireanas e o cotidiano das escolas de Educação Infantil. As concepções de Miguel Arroyo (2013 e 2014) inspiradas em Freire, também constituem relevante aporte neste estudo. Desta forma, é um convite aos educadores a fim de que façam e refaçam suas práticas de forma mais significativa, educando seus olhares para a sensibilidade de perceber em cada gesto, em cada proposta, significados para a humanização, reatando com a infância, com suas especificidades, superando receituários, paradigmas, velhos discursos, objetivando o avanço da consciência, da garantia de direitos, enfim, contribuindo para desvelar a ideologia opressora e, recuperar a humanidade roubada, possibilitando reflexões sobre as interações estabelecidas entre os sujeitos no contexto escolar.

Biografias Autor

Anelise de Oliveira Rodrigues, Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUÍ/RS - Brasil)

Mestranda em Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação nas Ciências- PPGEC -Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUÍ/RS-Brasil), Linha de Pesquisa 03- Educação Popular em Movimentos e Organizações Sociais. Vinculada ao Grupo de Estudo Educação Popular- GEEP e Grupo de Estudo Paulo Freire- GEPF, Bolsista CNPq.  Professora da Rede Municipal de Ensino de Santa Rosa, Brasil. 

Hedi Maria Luft, Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUÍ/RS - Brasil)

Doutora em Educação pela Unisinos. Professora da Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUÍ/RS - Brasil), Departamento Humanidades e Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação nas Ciências- PPGEC, Linha de Pesquisa 03- Educação Popular em Movimentos e Organizações Sociais. Coordenadora do Grupo de Estudos Paulo Freire- GEPF e vinculada ao Grupo de Estudo Educação Popular- GEEP. Professora da rede Municipal de Ensino de Santa Rosa, com atuação na Escola Instituto Estadual Visconde de Cairu, Brasil.

Downloads

Publicado

2019-11-30

Como Citar

Rodrigues, A. de O., & Luft, H. M. (2019). UM ANÚNCIO PARA O OFICIO DA HUMANA DOCÊNCIA: A RELAÇÃO EDUCADOR E CRIANÇAS NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO INFANTIL. Revista Interacções, 15(51), 87–105. https://doi.org/10.25755/int.17594