UM ANÚNCIO PARA O OFICIO DA HUMANA DOCÊNCIA
A RELAÇÃO EDUCADOR E CRIANÇAS NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO INFANTIL
DOI:
https://doi.org/10.25755/int.17594Resumo
Este artigo aborda a relação entre o educador e as crianças da Educação Infantil e, tem como embasamento teórico as ideias de Paulo Freire, em especial, a obra Pedagogia do Oprimido (1987). Delineia-se, nas linhas que seguem, uma “denúncia” e um “anúncio”. Uma denúncia, contra as práticas que oprimem e ferem a infância, como a educação bancária, tão fortemente combatida pelo referido autor, e, um anúncio constituído através de uma pedagogia humanizadora, que confere dignidade aos sujeitos. A abordagem metodológica consiste em um estudo bibliográfico, de natureza qualitativa, estabelecendo um diálogo entre as concepções freireanas e o cotidiano das escolas de Educação Infantil. As concepções de Miguel Arroyo (2013 e 2014) inspiradas em Freire, também constituem relevante aporte neste estudo. Desta forma, é um convite aos educadores a fim de que façam e refaçam suas práticas de forma mais significativa, educando seus olhares para a sensibilidade de perceber em cada gesto, em cada proposta, significados para a humanização, reatando com a infância, com suas especificidades, superando receituários, paradigmas, velhos discursos, objetivando o avanço da consciência, da garantia de direitos, enfim, contribuindo para desvelar a ideologia opressora e, recuperar a humanidade roubada, possibilitando reflexões sobre as interações estabelecidas entre os sujeitos no contexto escolar.
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