Tens Correio!
A Comunicação Escrita e o Feedback na Aula de Matemática
DOI:
https://doi.org/10.25755/int.18792Resumo
Este artigo relata parte de um estudo em curso que pretende compreender e caracterizar a comunicação escrita de futuros professores num contexto de troca de correspondência com alunos do ensino básico, em particular a natureza do feedback. Nele participaram sete estudantes da formação inicial de professores que interagiram através de cartas com alunos do 3.º ano de escolaridade. Optou-se por uma metodologia de natureza qualitativa, tendo-se recolhido os dados através da observação, de produções escritas e entrevistas. Os resultados mostram que os futuros professores valorizaram esta experiência, encarando-a como útil e eficaz no desenvolvimento da comunicação escrita. Tiveram oportunidade de identificar cuidados a ter, como a adequação do discurso, a necessidade de conhecer as orientações curriculares e a importância do conhecimento do contexto. O tipo de feedback foi diversificado, procurando ir ao encontro das características da escrita avaliativa.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores conservam os direitos de autor e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a licença CC BY-NC-SA 4.0 que permite a partilha do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.