Tens Correio!

A Comunicação Escrita e o Feedback na Aula de Matemática

Autores

  • Ana Barbosa
  • Isabel Vale

DOI:

https://doi.org/10.25755/int.18792

Resumo

Este artigo relata parte de um estudo em curso que pretende compreender e caracterizar a comunicação escrita de futuros professores num contexto de troca de correspondência com alunos do ensino básico, em particular a natureza do feedback. Nele participaram sete estudantes da formação inicial de professores que interagiram através de cartas com alunos do 3.º ano de escolaridade. Optou-se por uma metodologia de natureza qualitativa, tendo-se recolhido os dados através da observação, de produções escritas e entrevistas. Os resultados mostram que os futuros professores valorizaram esta experiência, encarando-a como útil e eficaz no desenvolvimento da comunicação escrita. Tiveram oportunidade de identificar cuidados a ter, como a adequação do discurso, a necessidade de conhecer as orientações curriculares e a importância do conhecimento do contexto. O tipo de feedback foi diversificado, procurando ir ao encontro das características da escrita avaliativa.

Downloads

Publicado

2019-10-29

Como Citar

Barbosa, A., & Vale, I. (2019). Tens Correio! A Comunicação Escrita e o Feedback na Aula de Matemática. Revista Interacções, 15(50), 109–123. https://doi.org/10.25755/int.18792