Ensino das Ciências e Tecnologias Digitais no 1.ºCEB
DOI:
https://doi.org/10.25755/int.18793Resumo
O presente artigo apresenta um projeto de intervenção-investigação que consistiu na conceção, planificação, implementação e avaliação de uma sequência didática relacionada com temas de ciências através da utilização de diversos tipos de tecnologias digitais em contexto do 1.º Ciclo do Ensino Básico. As atividades da sequência didática contemplam atividades práticas diversificadas com orientação CTS, englobando, nomeadamente, a contextualização das questões-problema, o registo das ideias prévias, o registo de dados, a monitorização e consolidação de e para as aprendizagens. O estudo de cariz qualitativo e com características de investigação-ação, envolveu uma turma de 20 crianças do 1.º ano de escolaridade e teve uma duração de três meses. Como técnicas de recolha de dados utilizaram-se o inquérito por entrevista e por questionário, a observação e a compilação documental. Os dados obtidos foram analisados tendo por base a técnica da análise de conteúdo. O resultado da análise dos dados aponta como potencialidades do projeto: a perceção das crianças sobre o uso das tecnologias digitais; a promoção de conhecimentos, capacidades e atitudes definidas no âmbito das atividades do projeto; o envolvimento dos pais e/ou encarregados de educação no processo de ensino e aprendizagem dos seus educandos. Porém, foram também identificados alguns constrangimentos, tais como: ausência de software atualizado nos computadores e tablets; rede Wi-fi deficitária e défice de formação dos professores a nível dos recursos digitais.
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