Concepções de professoras do ensino fundamental sobre fatores que influenciam o ensino e a aprendizagem

Autores

  • Débora Rita Kujawa Débora Faculdade Meridional IMED
  • Srta. Naiana Dapieve Patias Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) https://orcid.org/0000-0001-9285-9602

DOI:

https://doi.org/10.25755/int.19455

Resumo

Este estudo teve como objetivo conhecer as concepções das professoras, de anos iniciais do ensino fundamental, sobre os fatores que influenciam o processo de ensino e aprendizagem. Utilizou-se o método qualitativo, transversal e de cunho exploratório. Participaram oito professoras, de anos iniciais do ensino fundamental, de uma escola pública da região norte do Rio Grande do Sul (RS). Os dados foram coletados por meio de uma ficha de dados sociodemográficos, entrevistas semiestruturadas individuais e cinco vinhetas que elucidavam situações práticas de sala de aula. Os dados foram transcritos e analisados por meio da análise temática. Evidenciou-se vários condicionantes que influenciam e determinam o processo de ensino e aprendizagem, dentre eles: fatores relacionados aos alunos (questões pessoais como a motivação, condições de aprendizagem, condições emocionais, suporte da família), fatores relacionados aos professores (condições emocionais, manejo didático, relacionamento com alunos, aspectos relacionados ao processo formativo) e, fatores relacionados ao sistema escolar (infraestrutura, recursos didáticos, relacionamento entre equipe gestora e professores, organização do sistema escolar em geral).

Biografia Autor

Srta. Naiana Dapieve Patias, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

Psicóloga, Doutora em Psicologia pela UFRGS. Mestre em Psicologia pela UFSM, Especialista em Criança e Adolescente em situação de risco pela UNIFRA e em Psicologia Escolar pela Faculdade Monteiro Lobato – FATO. Graduada em Psicologia pelo Centro Universitário Franciscano (UNIFRA) e graduada em Formação de Professores para a Educação Profissional UFSM. Atualmente trabalha como professora adjunta do Departamento de Psicologia na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) onde coordena o Núcleo de Estudo em Contextos de Desenvolvimento humano: Família e Escola (NEDEFE).

Downloads

Publicado

2020-09-06

Como Citar

Débora, D. R. K., & Naiana Dapieve Patias. (2020). Concepções de professoras do ensino fundamental sobre fatores que influenciam o ensino e a aprendizagem. Revista Interacções, 16(53), 97–121. https://doi.org/10.25755/int.19455