Concepções de professoras do ensino fundamental sobre fatores que influenciam o ensino e a aprendizagem
DOI:
https://doi.org/10.25755/int.19455Resumo
Este estudo teve como objetivo conhecer as concepções das professoras, de anos iniciais do ensino fundamental, sobre os fatores que influenciam o processo de ensino e aprendizagem. Utilizou-se o método qualitativo, transversal e de cunho exploratório. Participaram oito professoras, de anos iniciais do ensino fundamental, de uma escola pública da região norte do Rio Grande do Sul (RS). Os dados foram coletados por meio de uma ficha de dados sociodemográficos, entrevistas semiestruturadas individuais e cinco vinhetas que elucidavam situações práticas de sala de aula. Os dados foram transcritos e analisados por meio da análise temática. Evidenciou-se vários condicionantes que influenciam e determinam o processo de ensino e aprendizagem, dentre eles: fatores relacionados aos alunos (questões pessoais como a motivação, condições de aprendizagem, condições emocionais, suporte da família), fatores relacionados aos professores (condições emocionais, manejo didático, relacionamento com alunos, aspectos relacionados ao processo formativo) e, fatores relacionados ao sistema escolar (infraestrutura, recursos didáticos, relacionamento entre equipe gestora e professores, organização do sistema escolar em geral).
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores conservam os direitos de autor e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a licença CC BY-NC-SA 4.0 que permite a partilha do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.