O corpo infantil
Aproximações e distanciamentos das especificidades da infância
DOI:
https://doi.org/10.25755/int.19964Resumo
As questões pertinentes ao corpo da infância em sua relação com o mundo têm sido alvo de um crescente número de estudos pautados nas ciências humanas e sociais na pretensão de compreender elementos que fogem ao biologicismo colocado pelas teorias que regem as pesquisas positivistas em torno do corpo. Nessa direção, o problema da presente pesquisa se encerra na questão: Como a criança compreende seu corpo? Assim, o objetivo geral do trabalho foi compreender como a criança entende seu corpo, conhecer as relações existentes entre tais entendimentos e as especificidades da infância e com elementos trazidos pelo mundo adulto. Para tanto, foi realizado um levantamento bibliográfico referente à infância, ao corpo e a interface entre eles diante dos processos educativos. Buscou-se a orientação da pesquisa a partir da matriz dialética, sendo utilizado como técnicas de coleta de dados a roda de conversa e os desenhos para dar voz às crianças participantes. Concluindo, o estudo mostra como relevante a construção conceitual de corpo pautada no entendimento puramente biológico e organizado a partir da lógica instrumental na maior parte dos diálogos. Porém, quando elas falam acerca da função do corpo, as crianças pesquisadas constroem seus diálogos denotando a interface entre corpo e ludicidade, entre outros elementos constitutivos da infância.
Palavras-chave: corpo; crianças; infância.
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