O Ensino de Matemática Online

Um Cenário de Reformulação e Superação

Autores

  • José Elyton Batista dos Santos Universidade Federal de Sergipe - UFS http://orcid.org/0000-0003-1763-8134
  • Maria Cristina Rosa
  • Denize da Silva Souza

DOI:

https://doi.org/10.25755/int.20894

Resumo

Este artigo apresenta o resultado de um estudo exploratório cujo objetivo foi identificar aspectos que implicaram na prática do professor de matemática diante da tarefa de ensinar matemática online, durante a pandemia da Covid-19. A coleta de dados se deu por meio de um questionário online disponibilizado pela plataforma SurveyMonkey, aplicado junto a 32 professores atuantes nos anos finais do ensino fundamental e ensino médio de diferentes estados brasileiros (Alagoas, Bahia, Santa Catarina e Sergipe). Os aportes teóricos que norteiam esta pesquisa estabelecem um debate diálogico e reflexivo acerca do ensino online no Brasil, evidenciando importantes direcionamentos no tocante ao ensino de matemática nessa modalidade. Os professores participantes revelam ser o principal desafio, a frágil formação que possuem para atuar diante das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC). Por conseguinte, a ausência de interação com os alunos ocasionada pela pouca acessibilidade deles às redes de internet. O estudo também sinalizou para indícios de um novo olhar dos docentes em relação ao uso das TDIC, como instrumento contributivo ao ensino de matemática, para as aulas presenciais.

Biografia Autor

José Elyton Batista dos Santos, Universidade Federal de Sergipe - UFS

Doutorando em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Sergipe. Mestre em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Federal de Sergipe (2018). Licenciado em Matemática pela Universidade Federal de Alagoas - UFAL (2014) e licenciado em Pedagogia pelo Centro Universitário Internacional UNINTER (2020). Especialista em Metodologia do Ensino da Matemática e Física pelo Centro Universitário Internacional - UNINTER (2015) e especialista em Educação Infantil e Anos Iniciais pela Faculdade Venda Nova do Imigrante - FAVENI (2019). Integrante dos grupos de pesquisa: Núcleo Colaborativo de Práticas e Pesquisas em Educação Matemática (NCPPEM/UFS) e do Grupo de Estudos e Pesquisa em Formação de Professores e Tecnologias da Informação e Comunicação (FOPTIC/UFS). Possuo experiência como professor formador de professores para as habilidades da Prova Brasil. Atualmente sou professor efetivo da educação básica da Secretaria Municipal de Educação de Maragogi - AL.

Downloads

Publicado

2020-12-30

Como Citar

Santos, J. E. B. dos ., Rosa, M. C. ., & da Silva Souza, D. . (2020). O Ensino de Matemática Online: Um Cenário de Reformulação e Superação . Interacções, 16(55), 165–185. https://doi.org/10.25755/int.20894