O Ensino de Matemática Online
Um Cenário de Reformulação e Superação
DOI:
https://doi.org/10.25755/int.20894Resumo
Este artigo apresenta o resultado de um estudo exploratório cujo objetivo foi identificar aspectos que implicaram na prática do professor de matemática diante da tarefa de ensinar matemática online, durante a pandemia da Covid-19. A coleta de dados se deu por meio de um questionário online disponibilizado pela plataforma SurveyMonkey, aplicado junto a 32 professores atuantes nos anos finais do ensino fundamental e ensino médio de diferentes estados brasileiros (Alagoas, Bahia, Santa Catarina e Sergipe). Os aportes teóricos que norteiam esta pesquisa estabelecem um debate diálogico e reflexivo acerca do ensino online no Brasil, evidenciando importantes direcionamentos no tocante ao ensino de matemática nessa modalidade. Os professores participantes revelam ser o principal desafio, a frágil formação que possuem para atuar diante das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC). Por conseguinte, a ausência de interação com os alunos ocasionada pela pouca acessibilidade deles às redes de internet. O estudo também sinalizou para indícios de um novo olhar dos docentes em relação ao uso das TDIC, como instrumento contributivo ao ensino de matemática, para as aulas presenciais.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores conservam os direitos de autor e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a licença CC BY-NC-SA 4.0 que permite a partilha do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.