Formação Docente em Educação Física

A Perspectiva Inclusiva nos Documentos Oficiais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.25755/int.23950

Resumo

Este artigo tem como foco de análise a formação docente de Educação Física em duas Universidades públicas situadas em diferentes países: a Universidade Federal do Rio de Janeiro, Brasil e a Universidade do Porto, Portugal. Assim, o objetivo é analisar os documentos norteadores das disciplinas desses cursos, apontando possibilidades de discussão sobre inclusão durante a formação docente. A partir de uma pesquisa documental, foi possível demostrar que há possibilidade de discutir inclusão e diferenças, mesmo em disciplinas que historicamente não tratam de tais questões. Indica-se, portanto, não necessariamente a mudança dos documentos norteadores e sim uma outra forma de se apropriar desses escritos e repensar como esses documentos podem refletir culturas, políticas e práticas inclusivas.

Biografia Autor

Maria Vitória Campos Mamede Maia, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Professor Associado da UFRJ em Psicologia da Educação, Professora do Programa de Pós-graduação em Educação da UFRJ, Pós-doutoranda em Design Pedagógico pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2019), Doutora em Psicologia Clínica pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2005), Mestre em Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1986). Graduada em Psicologia pelo Centro Universitário de Brasília (1998) e em Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1982). Pesquisadora colaboradora da Universidade Federal do Paraná (Núcleo de pesquisa do Desenvolvimento Humano e Núcleo de Psicanálise).

Downloads

Publicado

2021-12-21

Como Citar

Pereira de Souza da Fonseca, M., & Campos Mamede Maia, M. V. (2021). Formação Docente em Educação Física: A Perspectiva Inclusiva nos Documentos Oficiais. Revista Interacções, 17(58), 57–81. https://doi.org/10.25755/int.23950