O Processo de Fabricação do Artesanato de Barro na Comunidade de Água Boa II, Minas Gerais, Brasil
DOI:
https://doi.org/10.25755/int.23968Resumo
O estudo apresenta um relato de experiência sobre a construção de registros e materiais do artesanato de barro da Comunidade Água Boa II, norte do estado de Minas Gerais, Brasil. A pesquisa contempla entrevistas com duas artesãs que mantêm o modo tradicional de trabalhar com o barro, preservando o fazer artesanal. No período de 1980 a 2000, o artesanato de barro foi a base econômica da referida comunidade, porém, atualmente esta prática se faz cada vez menos presente no cotidiano dos moradores. Desse modo, o presente estudo teve como objetivo investigar o processo de confecção de peças artesanais como jarros, panelas e filtros, além da compreensão da relevância cultural e econômica desta prática, abordando questões referentes à cultura do trabalho feminino. Durante a pesquisa, percebemos que o artesanato tradicional sofreu uma queda, tanto na confecção quanto na geração de renda, exigindo que as artesãs se reinventassem para continuar praticando sua arte.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2021 Interacções
Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores conservam os direitos de autor e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a licença CC BY-NC-SA 4.0 que permite a partilha do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.