Percepções de Professores acerca das Necessidades Formativas em Atividades Remotas

Autores

  • Rita de Kássia Cândido Carneiro UNESP-Araraquara
  • Micheli Fernanda Machado Universidade Federal de São Carlos
  • Andreza Marques de Castro Leão UNESP-Araraquara

DOI:

https://doi.org/10.25755/int.24073

Resumo

O presente artigo visa problematizar as necessidades formativas dos professores da Educação Infantil e Ensino Fundamental, de escolas públicas e particulares brasileiras, diante da realidade da Pandemia da Covid-19. Partimos de um questionário realizado via Google Formulário, com questões que se voltou a dar voz a estesprofissionais de maneira a conhecer as principais dificuldades enfrentadas por eles neste período. Os dados obtidos desvelam que embora os professores estejam tentando estabelecer uma relação de proximidade com as famílias e os estudantes, por meio do uso das tecnologias, estes têm enfrentado alguns percalços em se tratando do formato de ensino não presencial. Eles apontam a dificuldade de alcançar os estudantes, devido, principalmente, aos problemas de acesso às ferramentas digitais. Ademais, relatam que não apresentam formação adequada para algumas demandas deste cenário de Pandemia. Frente a isso, ressalta-se que faz-se necessário uma política de formação continuada pautada nas reais necessidades dos docentes, porquanto é emergencial a busca de saídas para que este novo modelo de ensino funcione de maneira qualitativa.

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Publicado

2021-12-21

Como Citar

Cândido Carneiro, R. de K., Micheli Fernanda Machado, & Andreza Marques de Castro Leão. (2021). Percepções de Professores acerca das Necessidades Formativas em Atividades Remotas. Revista Interacções, 17(58), 143–169. https://doi.org/10.25755/int.24073