(Re)ssignificações da Educação Infantil no Contexto Pandêmico
Implicações para o Processo de Ensino e de Aprendizagem
DOI:
https://doi.org/10.25755/int.25227Resumo
As escolas de educação infantil foram desafiadas a pensar formas de dar seguimento aos processos de desenvolvimento infantil na ausência da presencialidade, questão necessária para prevenção à disseminação da Covid-19. Vários questionamentos surgiram, nos primeiros dias de fechamento das escolas, em especial referentes a como seguir com o desenvolvimento das crianças, como realizar o planejamento e o acompanhamento das atividades pedagógicas e como estabelecer e manter os vínculos afetivos. É nesse cenário que esse artigo se inscreve, buscando relatar a experiência de ciclos de formação continuada de professores para apoiar e acompanhar as práticas docentes, desenvolvidos durante 2020 e 2021, frente ao cenário pandêmico, de uma Rede de Ensino Privada de Educação Básica do sul do Brasil, com 19 colégios, aproximadamente 270 educadores e mais de dois mil estudantes de educação infantil. Para tanto, o artigo apresenta como base conceitual às concepções de infância, os direitos de aprendizagem, formação docente e currículo da proposta pedagógica da educação infantil da Rede e os aspectos fundantes da Base Nacional Comum Curricular para o referido segmento da Educação Básica. Assim sendo, a pesquisa contribui para a ampliação da reflexão e do diálogo sobre a formação de professores e a prática docente, no contexto de afastamento social, desencadeado pela pandemia, visando explicitar o protagonismo infantil, a importância da participação da comunidade/famílias no ambiente escolar e do desenvolvimento curricular como espaço de experiências.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2021 Interacções
Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores conservam os direitos de autor e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a licença CC BY-NC-SA 4.0 que permite a partilha do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.