(Re)ssignificações da Educação Infantil no Contexto Pandêmico

Implicações para o Processo de Ensino e de Aprendizagem

Autores

  • Michelle Jordão Machado UMBRASIL/IESB
  • Loide Pereira Trois PROVÍNCIA MARISTA BRASIL SUL AMAZONIA
  • Adriana Justin Cerveira Kampff PUCRS
  • Bibiana Melissa de Oliveira João de Deus PROVÍNCIA MARISTA BRASIL SUL AMAZONIA

DOI:

https://doi.org/10.25755/int.25227

Resumo

As escolas de educação infantil foram desafiadas a pensar formas de dar seguimento aos processos de desenvolvimento infantil na ausência da presencialidade, questão necessária para prevenção à disseminação da Covid-19. Vários questionamentos surgiram, nos primeiros dias de fechamento das escolas, em especial referentes a como seguir com o desenvolvimento das crianças, como realizar o planejamento e o acompanhamento das atividades pedagógicas e como estabelecer e manter os vínculos afetivos. É nesse cenário que esse artigo se inscreve, buscando relatar a experiência de ciclos de formação continuada de professores para apoiar e acompanhar as práticas docentes, desenvolvidos durante 2020 e 2021, frente ao cenário pandêmico, de uma Rede de Ensino Privada de Educação Básica do sul do Brasil, com 19 colégios, aproximadamente 270 educadores e mais de dois mil estudantes de educação infantil. Para tanto, o artigo apresenta como base conceitual às concepções de infância, os direitos de aprendizagem, formação docente e currículo da proposta pedagógica da educação infantil da Rede e os aspectos fundantes da Base Nacional Comum Curricular para o referido segmento da Educação Básica. Assim sendo, a pesquisa contribui para a ampliação da reflexão e do diálogo sobre a formação de professores e a prática docente, no contexto de afastamento social, desencadeado pela pandemia, visando explicitar o protagonismo infantil, a importância da participação da comunidade/famílias no ambiente escolar e do desenvolvimento curricular como espaço de experiências.

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Publicado

2021-12-28

Como Citar

Jordão Machado , M., Pereira Trois, L., Justin Cerveira Kampff, A., & Melissa de Oliveira João de Deus, B. (2021). (Re)ssignificações da Educação Infantil no Contexto Pandêmico: Implicações para o Processo de Ensino e de Aprendizagem. Revista Interacções, 17(57), 8–22. https://doi.org/10.25755/int.25227