(Re)ssignificações da Educação Infantil no Contexto Pandêmico
Implicações para o Processo de Ensino e de Aprendizagem
DOI:
https://doi.org/10.25755/int.25227Abstract
As escolas de educação infantil foram desafiadas a pensar formas de dar seguimento aos processos de desenvolvimento infantil na ausência da presencialidade, questão necessária para prevenção à disseminação da Covid-19. Vários questionamentos surgiram, nos primeiros dias de fechamento das escolas, em especial referentes a como seguir com o desenvolvimento das crianças, como realizar o planejamento e o acompanhamento das atividades pedagógicas e como estabelecer e manter os vínculos afetivos. É nesse cenário que esse artigo se inscreve, buscando relatar a experiência de ciclos de formação continuada de professores para apoiar e acompanhar as práticas docentes, desenvolvidos durante 2020 e 2021, frente ao cenário pandêmico, de uma Rede de Ensino Privada de Educação Básica do sul do Brasil, com 19 colégios, aproximadamente 270 educadores e mais de dois mil estudantes de educação infantil. Para tanto, o artigo apresenta como base conceitual às concepções de infância, os direitos de aprendizagem, formação docente e currículo da proposta pedagógica da educação infantil da Rede e os aspectos fundantes da Base Nacional Comum Curricular para o referido segmento da Educação Básica. Assim sendo, a pesquisa contribui para a ampliação da reflexão e do diálogo sobre a formação de professores e a prática docente, no contexto de afastamento social, desencadeado pela pandemia, visando explicitar o protagonismo infantil, a importância da participação da comunidade/famílias no ambiente escolar e do desenvolvimento curricular como espaço de experiências.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2021 Interacções

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Authors who publish with this journal agree to the following terms:
- Authors retain copyright and grant the journal right of first publication with the work simultaneously licensed under a CC BY-NC-SA 4.0 license that allows others to share the work with an acknowledgement of the work's authorship and initial publication in this journal.
- Authors are able to enter into separate, additional contractual arrangements for the non-exclusive distribution of the journal's published version of the work (e.g., post it to an institutional repository or publish it in a book), with an acknowledgement of its initial publication in this journal.