Migrações Humanas

A História de Vida de um Imigrante Qualificado Congolês - Enraizamento, Relações Ambientais e Inserção em uma Universidade Brasileira

Autores

  • Diogo Souza Magalhães UNIASSELVI

DOI:

https://doi.org/10.25755/int.26588

Resumo

Este artigo trata das migrações humanas qualificadas ao apresentar a história de vida de um acadêmico africano, oriundo do Congo Brazzaville, e sua inserção numa Universidade brasileira. Tem como objetivo refletir como um imigrante qualificado consegue buscar fatos em sua memória, a fim de resgatar sua história, destacando pontos importantes para si a respeito de sua trajetória. O contexto é o do Programa Estudante Convênio da Graduação (PEC-G), na Universidade Federal do Tocantins (UFT), em Palmas, Norte do Brasil. Discute as migrações humanas no contexto de países com problemas ambientais e sociais diversos e como tais questões implicam na vida de um estudante conveniado antes e durante o tempo de sua permanência na Academia, se preparando para a vida profissional. O tema da mobilidade acadêmico-científica transnacional é discutido de maneira interdisciplinar para verificar quais os impactos da mesma sobre o indivíduo – o acadêmico conveniado - bem como sobre o seu país de origem e de destino. O método usado é o da História de Vida, que traz luz sobre temas contemporâneos e importantes como enraizamento, identidade, comunidade, capital social, cultura e gênero.  Conclui que há necessidade de adaptação para uma adequada inserção comunitária e destaca a importância dos vínculos comunitários próximos de confiança mútua, de reciprocidade, de estabilidade e valorização do outro; também aponta que a migração qualificada é um fenômeno crescente, interdisciplinar devido à sua complexidade, uma vez que impacta o indivíduo, a família, a sociedade e o ambiente, proporcionando expectativas de desenvolvimento.

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Publicado

2023-03-02

Como Citar

Magalhães, D. S. (2023). Migrações Humanas: A História de Vida de um Imigrante Qualificado Congolês - Enraizamento, Relações Ambientais e Inserção em uma Universidade Brasileira. Revista Interacções, 19(65), 1–27. https://doi.org/10.25755/int.26588