Migrações Humanas
A História de Vida de um Imigrante Qualificado Congolês - Enraizamento, Relações Ambientais e Inserção em uma Universidade Brasileira
DOI:
https://doi.org/10.25755/int.26588Resumo
Este artigo trata das migrações humanas qualificadas ao apresentar a história de vida de um acadêmico africano, oriundo do Congo Brazzaville, e sua inserção numa Universidade brasileira. Tem como objetivo refletir como um imigrante qualificado consegue buscar fatos em sua memória, a fim de resgatar sua história, destacando pontos importantes para si a respeito de sua trajetória. O contexto é o do Programa Estudante Convênio da Graduação (PEC-G), na Universidade Federal do Tocantins (UFT), em Palmas, Norte do Brasil. Discute as migrações humanas no contexto de países com problemas ambientais e sociais diversos e como tais questões implicam na vida de um estudante conveniado antes e durante o tempo de sua permanência na Academia, se preparando para a vida profissional. O tema da mobilidade acadêmico-científica transnacional é discutido de maneira interdisciplinar para verificar quais os impactos da mesma sobre o indivíduo – o acadêmico conveniado - bem como sobre o seu país de origem e de destino. O método usado é o da História de Vida, que traz luz sobre temas contemporâneos e importantes como enraizamento, identidade, comunidade, capital social, cultura e gênero. Conclui que há necessidade de adaptação para uma adequada inserção comunitária e destaca a importância dos vínculos comunitários próximos de confiança mútua, de reciprocidade, de estabilidade e valorização do outro; também aponta que a migração qualificada é um fenômeno crescente, interdisciplinar devido à sua complexidade, uma vez que impacta o indivíduo, a família, a sociedade e o ambiente, proporcionando expectativas de desenvolvimento.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2023 Interacções
Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores conservam os direitos de autor e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a licença CC BY-NC-SA 4.0 que permite a partilha do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.