O Brincar no Ambiente Educacional e as Experiências Culturais de Gênero

Autores

  • Alana Madeiro de Melo Barboza Universidade de São Paulo
  • Estefane Firmino de Oliveira Lima Universidade Federal de Alagoas
  • Paula Orchiucci Miura Universidade Federal de Alagoas

DOI:

https://doi.org/10.25755/int.26827

Resumo

O brincar possibilita o contato e a vivência de experiências culturais, sendo as noções de gênero atravessadas por tais experiências. A transmissão de valores morais e questões relacionadas à civilização e a cultura se constituem na relação interpessoal, e o ambiente educacional é fundamental para balizar as experiências de vida dos indivíduos. Esse artigo objetivou refletir acerca do brincar de crianças como experiências culturais de gênero em uma creche-escola de uma comunidade lagunar no Nordeste brasileiro. Trata-se de uma pesquisa-ação qualitativa, intervencionista e participativa, realizada com 20 crianças, 7 meninas e 13 meninos, entre 5 e 6 anos. Foram analisadas três oficinas lúdicas que apresentaram elementos pertinentes sobre gênero. Nas oficinas, foi observado que o papel feminino, majoritariamente, foi associado ao cuidado com a casa e filhos, expectativas diferentes para meninos e meninas que são perpassadas pelo funcionamento familiar e cultural à figura materna. Os resultados apontaram para a inserção do sujeito na cultura também a partir da educação, das vivências escolares. Questionou-se como brinquedos e brincadeiras podem ser reforçadores de padrões de desigualdade de gênero e estereótipos socialmente construídos, assim como o ambiente educacional possui potencialidades de transformações e de novas experiências sem distinção de sexo ou gênero.

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Publicado

2022-07-30

Como Citar

Alana Madeiro de Melo Barboza, Estefane Firmino de Oliveira Lima, & Paula Orchiucci Miura. (2022). O Brincar no Ambiente Educacional e as Experiências Culturais de Gênero. Revista Interacções, 18(61), 92–111. https://doi.org/10.25755/int.26827