Jogos e Gênero na Educação Formal

Uma Revisão da Literatura

Autores

  • Paula Kasai Universidade Estadual de Campinas - Unicamp
  • Ivan Gimenes Lima Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação
  • Elaine Prodócimo Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação Física

DOI:

https://doi.org/10.25755/int.26833

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo analisar o que estudos empíricos envolvendo as infâncias na educação formal (Educação Infantil e anos iniciais do Ensino Fundamental) revelam sobre as noções de gênero presentes em situações de jogos e brincadeiras. Para tanto, realizamos levantamento de artigos acadêmicos publicados entre os anos de 2009 e 2019 em sete periódicos da Faculdade de Educação (FE) da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e a base de dados Scielo. Utilizamos nas buscas os seguintes termos, sempre acompanhados da palavra gênero: jogo(s), jogar, brincadeira(s), brincar, brinquedo(s), ludicidade, lúdico(s) e lúdica(s). Ao todo, obtivemos 9 artigos. A partir da leitura integral dos trabalhos, os seguintes tópicos foram organizados para análise: (i) gênero e docência: implicações nas brincadeiras infantis, (ii) preferências de atividades lúdicas e de parceiros em jogos e brincadeiras, e (iii) noções de feminilidade e masculinidade. Os estudos analisados explicitam a complexidade das relações entre o lúdico e as noções de gênero. Estereótipos de gênero aparecem com intensidade nas brincadeiras generificadas e nos discursos e mediação de educadores(as). É possível perceber a brincadeira como manifestação que acompanha a manutenção das normas vigentes, contudo, as práticas lúdicas também podem emergir como ato de subversão a essas normas.

Biografias Autor

Ivan Gimenes Lima, Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação

Doutorando da Faculdade de Educação na Universidade Estadual de Campinas. Mestre em Corporeidade e pedagogia do movimento da Faculdade de Educação Física na Universidade Metodista de Piracicaba. Atua na área da Educação Física escolar.

Elaine Prodócimo, Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação Física

Livre docente da Faculdade de Educação Física da Universidade Estadual de Campinas. Pós-doutorado em Psicologia pela Universidade de Murcia, Espanha. Doutorado em Educação Física pela Unicamp. Mestrado em Educação Especial pela UFSCAR. Atua na área da Educação Física escolar.

Downloads

Publicado

2022-07-30

Como Citar

Kasai, P., Lima, I. G., & Prodócimo, E. (2022). Jogos e Gênero na Educação Formal: Uma Revisão da Literatura. Revista Interacções, 18(61), 47–68. https://doi.org/10.25755/int.26833