Gênero e Infâncias

Percepções de Professoras e Professores Atuantes em Escolas de Ensino Fundamental Brasileiras

Autores

  • Ivone Maria Mendes Silva Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)
  • Tatiane Fátima Lapinski Universidade Federal da Fronteira Sul
  • Jaqueline Trentin Agostini Universidade Federal da Fronteira Sul

DOI:

https://doi.org/10.25755/int.26877

Resumo

No Brasil, o ensino fundamental, ofertado a crianças a partir dos 6 anos de idade, tem caráter obrigatório, tornando a escola uma dimensão constitutiva do cotidiano da grande maioria de meninos e meninas. Para formar integralmente essas crianças de diferentes origens socioculturais considerando suas múltiplas infâncias, são necessárias políticas e práticas educativas que oportunizem a reflexão e discussão sobre diferenças/alteridades. O presente artigo analisa como professores/as atuantes em escolas de ensino fundamental percebem e abordam as questões de gênero no cotidiano escolar. O trabalho fundamentou-se, teoricamente, em contribuições dos estudos sociais da infância e estudos de gênero. Além do levantamento bibliográfico sobre o tema em bases de dados nacionais, foi realizada pesquisa de abordagem etnográfica, com emprego de observação participante e entrevistas individuais/grupais com professores/as da rede pública de ensino de duas cidades de pequeno/médio porte do norte do estado do Rio Grande do Sul (Alto Uruguai Gaúcho), Brasil. Constatou-se, a partir dos dados obtidos, que as questões de gênero repercutem de diversas formas nas relações e práticas vividas no cotidiano escolar, mas raramente são objeto de um trabalho educativo planejado e continuado. O diálogo com os/as estudantes acerca de suas dúvidas, inquietações e perspectivas sobre gênero ocorre, mais comumente, quando estes o demandam. Conclui-se que o potencial aprimoramento e expansão do trabalho educativo nessa esfera pode trazer contribuições para que a escola exerça de forma mais efetiva a garantia do direito à educação na infância, bem como o reconhecimento das crianças como cidadãs e sujeitos de conhecimento.

Biografias Autor

Tatiane Fátima Lapinski, Universidade Federal da Fronteira Sul

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal da Fronteira Sul (2019), pós graduação em Lúdico e psicomotricidade na educação infantil, pela Faculdade
Educacional da Lapa. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: masculinidades, juventudes, gênero e
educação, pedagogia, leitura e educação infantil. Atualmente é professora de educação infantil de uma rede municipal de ensino.

https://orcid.org/0000-0002-0967-4648

Jaqueline Trentin Agostini, Universidade Federal da Fronteira Sul

Graduada em Pedagogia pela Universidade  Federal da Fronteira Sul  (2015), com especialização em educação infantil pelo Instituto de Desenvolvimento Educacional do Alto Uruguai - IDEAU (2017).

Downloads

Publicado

2022-07-30

Como Citar

Mendes Silva, I. M., Lapinski, T. F. ., & Agostini, J. T. (2022). Gênero e Infâncias: Percepções de Professoras e Professores Atuantes em Escolas de Ensino Fundamental Brasileiras. Revista Interacções, 18(61), 163–189. https://doi.org/10.25755/int.26877