Homens na Educação Infantil
Uma Problematização sobre a Condição Docente
DOI:
https://doi.org/10.25755/int.26879Resumo
Neste artigo, problematiza-se gênero como um marcador da condição docente na Educação Infantil, atentando para a presença/ausência de homens que atuam como docentes nessa etapa. Apoiando-se nos estudos de gênero, condição docente e Educação Infantil, parte-se da premissa de que, mesmo sendo um espaço generificado, a instituição de Educação Infantil constitui um espaço democrático, onde é imprescindível a vivência da equidade de gênero nas relações escolares. Produzido no âmbito de uma pesquisa exploratória, em nível de Pós-doutorado realizado em uma universidade federal no Brasil, que versa sobre condição docente na Educação Infantil, metodologicamente, utilizou-se entrevistas semiestruturadas com dois professores do sexo masculino que atuam nessa etapa da educação básica. A análise sugere que a presença de professores homens na Educação Infantil problematiza as relações de gênero instituídas, que ainda demarcam a educação e, sobretudo, o cuidado infantil como tarefa feminina, visto que os professores apontam para sua importância na promoção de relações de gênero mais igualitárias.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2022 Interacções
Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores conservam os direitos de autor e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a licença CC BY-NC-SA 4.0 que permite a partilha do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.