Homens na Educação Infantil

Uma Problematização sobre a Condição Docente

Autores

  • Katia Patrício Benevides Campos Universidade Federal da Paraíba (UFPB)
  • Rayffi Gumercindo Pereira de Souza Universidade Federal da Paraíba
  • Maria Eulina Pessoa de Carvalho Universidade Federal da Paraíba

DOI:

https://doi.org/10.25755/int.26879

Resumo

Neste artigo, problematiza-se gênero como um marcador da condição docente na Educação Infantil, atentando para a presença/ausência de homens que atuam como docentes nessa etapa. Apoiando-se nos estudos de gênero, condição docente e Educação Infantil, parte-se da premissa de que, mesmo sendo um espaço generificado, a instituição de Educação Infantil constitui um espaço democrático, onde é imprescindível a vivência da equidade de gênero nas relações escolares. Produzido no âmbito de uma pesquisa exploratória, em nível de Pós-doutorado realizado em uma universidade federal no Brasil, que versa sobre condição docente na Educação Infantil, metodologicamente, utilizou-se entrevistas semiestruturadas com dois professores do sexo masculino que atuam nessa etapa da educação básica. A análise sugere que a presença de professores homens na Educação Infantil problematiza as relações de gênero instituídas, que ainda demarcam a educação e, sobretudo, o cuidado infantil como tarefa feminina, visto que os professores apontam para sua importância na promoção de relações de gênero mais igualitárias.

Biografias Autor

Katia Patrício Benevides Campos, Universidade Federal da Paraíba (UFPB)

Pós-doutoranda em Educação pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Doutora em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). É professora adjunta da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). Integra o Grupo de Estudos e Pesquisas Infâncias, Educação Infantil e Contextos Plurais (Grão), cadastrado no Diretório de Grupos de Pesquisa no Brasil/CNPq. Integra o Mestrado Acadêmico do Programa de Pós-graduação em Educação - PPGEd/CH/UFCG, na Linha Práticas Educativas e Diversidade. 

Rayffi Gumercindo Pereira de Souza, Universidade Federal da Paraíba

Doutorando em Educação pela Universidade Federal da Paraíba. Mestre em Educação pela Universidade Federal de Campina Grande (2020). Graduado em Pedagogia pela Universidade Federal de Campina Grande (2017). Possui experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Básica, manifestando interesse pelas seguintes áreas de estudos e pesquisa: Educação Infantil, Educação do Campo, Crianças, Infâncias, Culturas Infantis, Gênero e Currículo na Educação Infantil e Condição Docente. Está vinculado ao Grupo de estudos e pesquisas Infâncias, Educação Infantil e contextos plurais (GRÃO - UFCG), ao Grupo de Estudo e Pesquisa Gênero, Educação, Diversidade e Inclusão (GEDI - UFPB) e ao Grupo de Estudos e Pesquisas Homens, Masculinidades e Educação (HOME). É membro ativo do Fórum do Agreste Paraibano de Educação Infantil (FAPEI - UFCG). Integra a Frente Nordeste Criança (Círculo Violência e Direitos Humanos - Subcomitê 8 - Políticas Públicas). Está como parecerista AD HOC Volume 23 (2020/2021) da Revista Olhar de Professor (ISSN 1984-0187). Atua como representante suplente do FAPEI no CONDEB 2020/2022. Atuou como bolsista do Programa Institucional e Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID de Pedagogia da UFCG (2014/2016) e no Programa Institucional de Educação Tutorial - PET/Conexões de Saberes/UFCG (2016/2017). Integra o GT 07 (Educação de crianças de 0 a 6 anos) da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPed).

Maria Eulina Pessoa de Carvalho, Universidade Federal da Paraíba

Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal da Paraíba (1978), Mestra em Psicologia Educacional pela Universidade Estadual de Campinas (1989) e PhD em Currículo, Ensino e Política Educacional pela Michigan State University, USA (1997). Pós-doutorado na Universidade de Valencia, Espanha (2011). Professora titular da Universidade Federal da Paraíba, lecionando no Curso de Pedagogia e no Programa de Pós Graduação em Educação. Líder do grupo de pesquisa Gênero, Educação, Diversidade e Inclusão. Pesquisa e orienta em gênero e educação superior, gênero e educação infantil, gênero e formação docente, relações escola-família e dever de casa. Bolsista de produtividade CNPq.

Downloads

Publicado

2022-07-30

Como Citar

Campos, K. P. B. ., Gumercindo Pereira de Souza, R., & de Carvalho, M. E. P. (2022). Homens na Educação Infantil: Uma Problematização sobre a Condição Docente. Revista Interacções, 18(61), 141–162. https://doi.org/10.25755/int.26879