Diálogos Necessários de Gênero
Olhares e Culturas que se Entrecruzam na Educação Infantil
DOI:
https://doi.org/10.25755/int.26981Resumo
Este artigo analisa como gênero permeia as relações entre as instituições de Educação Infantil e as famílias, com vistas ao cuidado e educação compartilhada das crianças pequenas. Tem como base os resultados de uma pesquisa de mestrado realizada em uma instituição de Educação Infantil em São Paulo. Os procedimentos metodológicos envolvem a realização de dinâmica lúdica com crianças e entrevistas semiestruturadas com docentes e famílias. O referencial teórico tem como base os Estudos da Pedagogia, a Sociologia da Infância e os Estudos de Gênero que apontam para a construção de uma educação democrática, que valorize a participação das crianças. Os resultados indicam a presença de estereótipos de gênero presentes tanto na educação das crianças em casa, quanto na instituição de Educação Infantil. Apontam como os conflitos de gênero na Educação Infantil podem ser potencializadores de reflexões e diálogos coletivos e possibilitar trocas de saberes entre as diferentes culturas, favorecendo um olhar mais crítico em relação aos direitos das crianças. Revelam coexistência de diferentes construções culturais que apontam para a necessidade da construção de diálogos mais abertos sobre as desigualdades de gênero, problematizando seus reflexos na vida das crianças, diante de questões que não podem mais ser silenciadas.
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