Gênero na Educação Infantil

Notas sobre Políticas, Formação e Práticas Educativas

Autores

  • Cleriston Izidro dos Anjos Universidade Federal de Alagoas
  • Manasséis Silvério da Silva Oliveira Universidade Federal de Alagoas
  • Luciana Aparecida de Araujo Universidade Estadual Paulista

DOI:

https://doi.org/10.25755/int.27034

Resumo

O artigo apresenta uma reflexão frente às questões de gênero considerando o contexto político brasileiro, a formação docente e o diálogo com as práticas educacionais presenciadas em uma instituição de educação infantil em um município do nordeste brasileiro. Parte-se do princípio de que as discussões sobre gênero são importantes, pois a construção de condições de igualdade para todos e todas desde bebês implica no respeito às diferenças. Conclui-se a necessidade de inclusão dessa pauta nos currículos das instituições de Educação Infantil, bem como na formação docente para a pequena infância como base da construção de uma realidade menos machista, sexista, misógina, homofóbica e livre de preconceitos.

Downloads

Publicado

2022-07-30

Como Citar

Izidro dos Anjos, C., Silvério da Silva Oliveira, M. ., & Aparecida de Araujo, L. . (2022). Gênero na Educação Infantil: Notas sobre Políticas, Formação e Práticas Educativas. Revista Interacções, 18(61), 112–140. https://doi.org/10.25755/int.27034