Reflexões em Torno da Educação para a Igualdade de Género nas Primeiras Idades

Autores

  • Amélia de Jesus G. Marchão VALORIZA, Research Centre for Endogenous Resource Valorization, Instituto Politécnico de Portalegre, Portugal https://orcid.org/0000-0003-3424-9392

DOI:

https://doi.org/10.25755/int.27045

Resumo

Com este artigo visamos contribuir para uma reflexão mais aprofundada sobre a educação na e para a cidadania na educação pré-escolar e, de modo particular, refletir sobre a necessidade da educação para a igualdade de género neste contexto educativo. Neste sentido apresentamos uma pequena revisão do estado da arte e conjugamo-la com resultados de um pequeno estudo realizado num jardim de infância de um concelho do Alto Alentejo, onde, através da escuta das crianças, por via de uma entrevista, se apuraram as suas opiniões sobre o género e os papéis de género. Do cruzamento entre o estado da arte e as opiniões das crianças salienta-se o facto de esta questão necessitar de uma maior valorização e intencionalidade educativa no jardim de infância, de forma a contribuir para a construção de uma identidade de género livre de estereótipos.

Biografia Autor

Amélia de Jesus G. Marchão, VALORIZA, Research Centre for Endogenous Resource Valorization, Instituto Politécnico de Portalegre, Portugal

Professora adjunta da área científica de psicologia e de supervisão da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Portalegre. Presidente do Conselho Pedagógico; Diretora do mestrado em Educação pré-escolar. Doutora em Ciências da Educação. Pós-Doutora em Educação. Áreas de investigação: educação de infância; formação de educadores/professores; supervisão; estudos curriculares: pensamento crítico; igualdade de género na educação de infância.

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Publicado

2022-07-30

Como Citar

Marchão, A. de J. G. (2022). Reflexões em Torno da Educação para a Igualdade de Género nas Primeiras Idades . Revista Interacções, 18(61), 69–91. https://doi.org/10.25755/int.27045