Descrição e Análise de Artefatos e Ferramentas Usados na Produção de um Jogo Educacional

Autores

  • Guilherme Dias Belarmino Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação - Universidade Federal do ABC
  • Rháleff Nascimento Rodrigues de Oliveira Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação - Universidade Federal do ABC
  • Carla Lopes Rodriguez Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação - Universidade Federal do ABC
  • Denise Hideko Goya Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação - Universidade Federal do ABC
  • Rafaela Vilela da Rocha Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação - Universidade Federal do ABC

DOI:

https://doi.org/10.25755/int.27245

Resumo

Desenvolver jogos educacionais requer o envolvimento de uma equipe multidisciplinar, com conhecimentos em áreas diversas. Adicionalmente, é preciso seguir uma metodologia com processos bem definidos que consolidam todo o ciclo de produção de um jogo sério para garantir uma boa qualidade do produto. O objetivo deste trabalho é descrever e analisar o processo de produção de um jogo educacional e os seus impactos na sua qualidade com foco nos artefatos gerados, tecnologias e ferramentas necessárias. Para isso, são usadas as etapas de um método ágil e integrativo (como gerência, projeto iterativo, implementação incremental, verificação e validação), para descrever e analisar as decisões tomadas, os artefatos produzidos e suas implicações no projeto. Como resultados, relata-se a produção de um jogo, com destaque para os pontos positivos e negativos da escolha de ferramentas e tecnologias, além de apresentar artefatos que podem ser reutilizados no desenvolvimento de outros jogos.

Downloads

Publicado

2022-12-28

Como Citar

Guilherme Dias Belarmino, Rháleff Nascimento Rodrigues de Oliveira, Carla Lopes Rodriguez, Denise Hideko Goya, & Rafaela Vilela da Rocha. (2022). Descrição e Análise de Artefatos e Ferramentas Usados na Produção de um Jogo Educacional. Revista Interacções, 18(63), 77–102. https://doi.org/10.25755/int.27245