Descrição e Análise de Artefatos e Ferramentas Usados na Produção de um Jogo Educacional
DOI:
https://doi.org/10.25755/int.27245Resumo
Desenvolver jogos educacionais requer o envolvimento de uma equipe multidisciplinar, com conhecimentos em áreas diversas. Adicionalmente, é preciso seguir uma metodologia com processos bem definidos que consolidam todo o ciclo de produção de um jogo sério para garantir uma boa qualidade do produto. O objetivo deste trabalho é descrever e analisar o processo de produção de um jogo educacional e os seus impactos na sua qualidade com foco nos artefatos gerados, tecnologias e ferramentas necessárias. Para isso, são usadas as etapas de um método ágil e integrativo (como gerência, projeto iterativo, implementação incremental, verificação e validação), para descrever e analisar as decisões tomadas, os artefatos produzidos e suas implicações no projeto. Como resultados, relata-se a produção de um jogo, com destaque para os pontos positivos e negativos da escolha de ferramentas e tecnologias, além de apresentar artefatos que podem ser reutilizados no desenvolvimento de outros jogos.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2022 Interacções
Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores conservam os direitos de autor e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a licença CC BY-NC-SA 4.0 que permite a partilha do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.