Utilização Regular do Geogebra nos Primeiros Anos do Ensino Básico

Autores

  • Cristina Loureiro CIED, Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Lisboa
  • Graça Pereira Agrupamento de Escola de Alapraia
  • Sandra Dias Agrupamento de Escolas Conde de Oeiras

DOI:

https://doi.org/10.25755/int.27278

Resumo

A utilização regular do GeoGebra nos 1.º e 2.º anos é o assunto do estudo que se apresenta neste texto e a sua pertinência justifica-se pelos contributos que poderá dar para o desenvolvimento profissional dos professores. Esta utilização sistemática tem sido desenvolvida no âmbito de um projeto cujo propósito é o acompanhamento, numa dinâmica de trabalho colaborativo, de experiências de utilização do GeoGebra realizadas por professores dos 1.º e 2.º ciclos do Ensino Básico. Neste artigo são apresentados alguns resultados da experiência que permitiu construir um referencial de utilização regular deste recurso tecnológico. Para o obter foi seguida uma metodologia de análise de descrições de aplicação de tarefas ao longo de um período de tempo alargado. O referencial obtido evidencia a flexibilidade de abordagem dos conteúdos curriculares, o papel das conexões matemáticas internas e a visualização. A descrição reflexiva que se apresenta procura destacar aspetos relevantes das potencialidades de utilização curricular do GeoGebra nos primeiros anos e da sua profunda associação ao desenho das tarefas de aprendizagem e ao conhecimento matemático do professor.

Downloads

Publicado

2022-10-01

Como Citar

Loureiro, C., Pereira, G., & Dias, S. (2022). Utilização Regular do Geogebra nos Primeiros Anos do Ensino Básico. Revista Interacções, 18(62), 97–121. https://doi.org/10.25755/int.27278