Políticas Públicas para a Gestão do Sistema Educacional Brasileiro no Pensamento de Anísio Teixeira

Autores

  • Jorge Eschriqui Vieira Pinto Universidade Federal do Goiás

DOI:

https://doi.org/10.25755/int.29347

Resumo

Este artigo analisa três propostas elaboradas por Anísio Teixeira que são consideradas por ele como iniciativas imprescindíveis para a implantação de uma política educacional que propicie a oferta do ensino universal, gratuito e de qualidade a todos os brasileiros: as ações conjuntas e integradas dos entes federativos para a garantia do direito ao acesso e à permanência na escola pública, as avaliações sistêmicas para a análise e o estímulo da qualidade do ensino e a qualidade do livro didático na educação pública. Trata-se de um trabalho que tem como metodologia a análise interpretativa da obra deste intelectual, buscando-se compreender como tais iniciativas podem contribuir eficazmente para a constituição de uma política educacional bem-sucedida no objetivo de proporcionar o acesso e a permanência na escola para o desenvolvimento integral, a formação de valores éticos, morais e sociais para o exercício consciente da cidadania na democracia e a qualificação para o trabalho. O contexto histórico brasileiro que se delineava, a partir da década de 1930, levou Anísio Teixeira a pensar novas bases para o sistema de ensino, orientando-se pela necessidade de atender ao aumento da busca pelo acesso à escola resultante das ondas migratórias do campo para a cidade, pela exigência de capacitação da população diante das novas demandas do mercado de trabalho e da economia nacional e pela fé inabalável na educação como instrumento capaz de difundir uma cultura política cidadã e democrática na sociedade nacional.

Biografia Autor

Jorge Eschriqui Vieira Pinto, Universidade Federal do Goiás

Graduado em Bacharelado e Licenciatura Plena em História pela Universidade de Brasília. Especialização em Metodologia do Ensino da História e Docência e Gestão da Educação Básica na Faculdade Unyleya. Mestre em História pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Doutor em História pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Professor em Estágio Pós-Doutoral no Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal de Goiás - Linha de Pesquisa em Fronteiras, Interculturalidades e Ensino de História, onde desenvolve pesquisas em História da Educação e Cultura Política no Brasil. Membro do Conselho Editorial Científico da Editora Pimenta Cultural.

Downloads

Publicado

2023-05-18

Como Citar

Jorge Eschriqui Vieira Pinto. (2023). Políticas Públicas para a Gestão do Sistema Educacional Brasileiro no Pensamento de Anísio Teixeira. Revista Interacções, 19(64), 1–23. https://doi.org/10.25755/int.29347

Edição

Secção

Número 64 - Recomposição das Aprendizagens & Renovação de Práticas Metodológicas