Aulas Expositivas como Metodologia de Ensino de Biologia
Produções Científicas da BDTD, Publicadas de 2019 a 2022
DOI:
https://doi.org/10.25755/int.29894Resumo
Esta pesquisa objetiva analisar aspectos conceituais e de aplicação quanto as aulas expositivas (AE) como metodologia de ensino de Biologia em dissertações na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (BDTD/IBICT), publicadas entre os anos de 2019 a 2022. Para atingir esta finalidade, através de uma busca avançada dos seguintes descritores “Ensino de Biologia” e “Aula Expositiva” na BDTD/IBCT, foram selecionadas 15 produções científicas, analisadas diante dos seguintes aspectos: os conceitos sobre AE presentes nas produções científicas, as formas de aplicações mais frequentes de AE e a relação entre os conteúdos abordados de Biologia e a utilização da AE. Após análise, verificamos como característica do uso desta metodologia a passividade dos alunos na visão dos pesquisadores, também identificamos que a utilização de recursos, tais como vídeos, filmes e softwares.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2024 Camila Iorrane Costa Santana, Odaleia Alves Costa

Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores conservam os direitos de autor e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a licença CC BY-NC-SA 4.0 que permite a partilha do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.