Aulas Expositivas como Metodologia de Ensino de Biologia

Produções Científicas da BDTD, Publicadas de 2019 a 2022

Autores

  • Camila Iorrane Costa Santana Instituto Federal do Maranhão
  • Odaleia Alves Costa Instituto Federal do Maranhão

DOI:

https://doi.org/10.25755/int.29894

Resumo

Esta pesquisa objetiva analisar aspectos conceituais e de aplicação quanto as aulas expositivas (AE) como metodologia de ensino de Biologia em dissertações na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (BDTD/IBICT), publicadas entre os anos de 2019 a 2022. Para atingir esta finalidade, através de uma busca avançada dos seguintes descritores “Ensino de Biologia” e “Aula Expositiva” na BDTD/IBCT, foram selecionadas 15 produções científicas, analisadas diante dos seguintes aspectos: os conceitos sobre AE presentes nas produções científicas, as formas de aplicações mais frequentes de AE e a relação entre os conteúdos abordados de Biologia e a utilização da AE. Após análise, verificamos como característica do uso desta metodologia a passividade dos alunos na visão dos pesquisadores, também identificamos que a utilização de recursos, tais como vídeos, filmes e softwares.

Downloads

Publicado

2024-09-11

Como Citar

Santana, C. I. C. ., & Costa, O. A. (2024). Aulas Expositivas como Metodologia de Ensino de Biologia: Produções Científicas da BDTD, Publicadas de 2019 a 2022. Revista Interacções, 20(67), 1–21. https://doi.org/10.25755/int.29894