A controvérsia na educação para a sustentabilidade: uma reflexão sobre a escola do século XXI

Autores

  • Orlando Figueiredo Escola Secundária de Peniche

DOI:

https://doi.org/10.25755/int.318

Palavras-chave:

Controvérsia, Educação para a sustentabilidade, Assuntos sociocientíficos, Ecologia, Desenvolvimento sustentável.

Resumo

Vivemos tempos de insegurança e incerteza face ao futuro. Não se trata de uma incerteza social mas de uma incerteza ecológica que põe em causa a sobrevivência de inúmeras espécies incluindo a nossa. No nosso quotidiano somos confrontados com situações tão críticas como as mudanças climáticas, o recurso aos transgénicos, a energia nuclear, a desflorestação, a fome e a pobreza extrema ou a sobrepopulação do planeta. Conceitos como Desenvolvimento Sustentável e Educação para a Sustentabilidade fazem parte da linguagem do dia-a-dia mas nem sempre os seus significados são alvo de reflexão e crítica.

Perante esta realidade social e ecológica global, a escola não pode sustentar uma atitude passiva de saberes magistrais e dogmáticos que não podem ser alvo de discussão. Não temos dúvidas que para responder a este desafio a escola tem de se reestruturar. Fazer da sala de aula um palco onde as ideias mais actuais e pertinentes sejam discutidas, reflectidas e criticadas. Só assim a escola dará um contributo real na formação de cidadãos esclarecidos, críticos e interventivos dando especial significado aos conteúdos que tem de veicular.

Biografia Autor

Orlando Figueiredo, Escola Secundária de Peniche

Professor Auxiliar do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa. Áreas de investigação: Didáctica das ciências; Conhecimento e desenvolvimento profissional de professores; A discussão de questões sociocientíficas na educação em ciências; Integração das TIC na educação em ciências.

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Publicado

2006-11-05

Como Citar

Figueiredo, O. (2006). A controvérsia na educação para a sustentabilidade: uma reflexão sobre a escola do século XXI. Revista Interacções, 2(4). https://doi.org/10.25755/int.318

Edição

Secção

Número 4 - As controvérsias sociocientíficas e sócio-ambientais na educação em ciências e na educação ambiental.