Formulário Google Gamificado como um Recurso Didático Digital em Aulas de Matemática
Um Estudo de caso
DOI:
https://doi.org/10.25755/int.33663Resumo
A pandemia do coronavírus (Sars-cov-2) provocou alterações relevantes na sociedade. Na educação, as instituições de ensino passaram por uma complexa alteração da sua rotina educacional. No ensino de matemática não foi diferente, passou-se de aulas presenciais, para aulas online aumentando a distância de diálogos de professores e estudantes. Nesse contexto, esta pesquisa teve por objetivo analisar a aplicação do formulário Google em uma perspectiva gamificada no ensino da matemática com estudantes do Ensino Fundamental, em que se busca identificar a percepção destes em relação ao uso do Formulário Google Gamificado (FGG) como um Recurso Didático Digital em aulas de matemática. Para isso, foram realizadas aulas online tratando sobre a temática “história da matemática e as notáveis Fórmulas e Equações Matemática” e após as aulas foi aplicado o FGG. Esta pesquisa se caracteriza como um estudo de caso de cunho quanti-qualitativo e foi desenvolvida com 45 estudantes do Ensino Fundamental que utilizaram o FGG e responderam a um questionário avaliativo. Os resultados mostram que a gamificação é uma alternativa para o processo de ensino e aprendizagem da matemática por promover engajamento e motivação. Além disso, o uso do FGG se configura como uma atividade diferenciada que promove liberdade, dinamismo e envolvimento dos participantes, contribuindo para construção do conhecimento. Por fim, os resultados apontam que atividades com o FGG devem fazer parte do itinerário didático pedagógico não apenas da matemática, mas de todas as outras disciplinas, uma vez que contribuem para o processo de ensino e aprendizagem.
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