Formulário Google Gamificado como um Recurso Didático Digital em Aulas de Matemática

Um Estudo de caso

Authors

DOI:

https://doi.org/10.25755/int.33663

Abstract

The coronavirus pandemic (Sars-cov-2) has caused relevant changes in society. In education, educational institutions underwent a complex change in their educational routine. Mathematics teaching was no different, we went from face-to-face classes to online classes, increasing the distance between teachers and students' dialogues. In this context, this research aimed to analyze the application of the Google form from a gamified perspective in teaching mathematics to elementary school students, seeking to identify their perception regarding the use of the Gamified Google Form (FGG) as a Resource Digital Didactics in mathematics classes. To this end, online classes were held dealing with the theme “history of mathematics and the notable Mathematical Formulas and Equations” and after the classes the FGG was applied. This research is characterized as a quantitative-qualitative case study and was developed with 45 elementary school students who used the FGG and responded to an evaluative questionnaire. The results show that gamification is an alternative for the mathematics teaching and learning process by promoting engagement and motivation. Furthermore, the use of FGG is configured as a differentiated activity that promotes freedom, dynamism and involvement of participants, contributing to the construction of knowledge. Finally, the results indicate that activities with the FGG should be part of the pedagogical didactic itinerary not only for mathematics, but for all other subjects, as they contribute to the teaching and learning process.

Author Biographies

Jocimario Alves Pereira, Universidade Federal Rural de Pernambuco

Um "matuto teimoso", nascido no sertão da Paraíba, que para trocar a "enxada pela caneta", ingressou por acidente e concluiu por teimosia, a Licenciatura em Ciências Agrárias na UFPB (2014). E mesmo antes da conclusão do curso, a "caneta" começou a "rabiscar", na Rede Estadual de Educação da Paraíba (2013 até 2022), em disciplinas como Química, Matemática, Iniciação Científica, Robótica (e tudo que sobrava nas cargas horárias). A partir daí, o traço do Grande Arquiteto do Universo, conduziu a uma formação contínua, com mais duas Licenciaturas, (I) Química (FAC/2017) e (II) Matemática (FABRAS/2022); três Especializações, (1) Ensino de Química (UCAM - 2015), (2) Ensino em EJA na Diversidade e Inclusão Social (UFPB/2016) e (3) Tecnologias Digitais para o Ensino Básico (UECE/2018); um Mestrado - em Química (UFRPE/2020). Atualmente, é Professor efetivo da Rede Município de Conceição/PB (desde 2019) e doutorando do PPGEC/UFRPE (desde 2022). Ainda é membro do Corpo Editorial da Revista Somma do IFPI (desde 2021) e membro ativo dos Grupos de Pesquisa - LEUTEQ/UFRPE e InPramec/UFRPE (desde 2018). Possui vivências nas áreas de Educação e Ensino, com ênfase no Ensino de Química, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino médio, meio ambiente, agricultura familiar, TDIC, redes sociais, educação colaborativa, e atualmente com a gamificação.

Bruno Silva Leite, Universidade Federal Rural de Pernambuco

Professor de Química e de Tecnologias no Ensino de Química da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). É Licenciado em Química, mestre no Ensino das Ciências e Doutor em Química Computacional. É docente permanente no programa de pós-graduação em Ensino das Ciências (PPGEC), no Doutorado em Ensino da Rede Nordeste de Ensino (RENOEN) e no Programa de Mestrado Profissional em Química em Rede Nacional (PROFQUI), todos na UFRPE. Coordena os grupos de pesquisas LEUTEQ (Laboratório para Educação Ubíqua e Tecnológica no Ensino de Química) e InPraMEC (Investigação de Práticas Metodológicas no Ensino das Ciências) do diretório de grupos do CNPq e é pesquisador colaborador do Núcleo SEMENTE e da Rede Latino-Americana de Pesquisa em Educação Química (RELAPEQ). Na Sociedade Brasileira de Química (SBQ) é o atual diretor da Divisão de Ensino [mandato 2022-2024], foi vice-diretor desta mesma divisão [mandato 2020-2022], além de ter sido tesoureiro da Regional Pernambuco [mandatos 2016-2018, 2018-2020]. Participa com avaliador credenciamento e recredenciamento do Ministério da Educação (INEP). Foi coordenador [mandato 2019-2021 e 2021-2023] do Programa de Mestrado Profissional em Química em Rede Nacional (PROFQUI-UFRPE). Foi coordenador do Residência pedagógica de Química [2018-2020]. Participou da Comissão Avaliadora de Livros Didáticos de Química do Ministério da Educação no Programa Nacional do Livro Didático (PNLD 2021 - Objeto 1, 2 e 3; PNLD 2023 - Objeto 1 e 2). Foi representante da região nordeste na Comissão Nacional de Ensino de Química (2016-2018) que contribuiu para a criação da Sociedade Brasileira de Ensino de Química (SBEnQ) e fez parte da diretoria de comunicação da SBEnQ (2018-2020). Tem experiência na área de Química e Ensino de Química: Em Química desenvolve pesquisas em Astroquímica e Química Computacional; Em Ensino de Química atua principalmente nas seguintes temáticas: (1) Tecnologias Digitais no Ensino e Inteligência Artificial; (2) Metodologias Ativas, Aprendizagem Tecnológica Ativa, Gamificação e Ensino Híbrido; (3) processos e materiais educativos no Ensino de Ciências/Química; (4) Experimentação, divulgação científica e formação de professores. Atua como consultor ad hoc de periódicos especializados em Educação em Ciências/Química, nacionais e internacionais, e agências de fomento (CNPq, CAPES).

Published

2024-06-29

How to Cite

Pereira, J. A., & Leite, B. S. (2024). Formulário Google Gamificado como um Recurso Didático Digital em Aulas de Matemática: Um Estudo de caso. Interacções, 20(67), 1–28. https://doi.org/10.25755/int.33663

Issue

Section

Number 25 - Special Number - Adolescence, Gender and Violences