Modelos Pedagógicos na Formação para a Docência na EaD

Autores

  • Sueli Matos Moreira da Rocha Instituto Federal de Educação Profissional e Tecnológico de Brasília - IFB, Brasil https://orcid.org/0000-0002-1200-993X
  • Otília Maria Alves da Nóbrega Alberto Dantas Universidade de Brasília (UnB)
  •  Cleonice Pereira Nascimento Bittencourt Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal – SEEDF https://orcid.org/0000-0001-8265-2106

DOI:

https://doi.org/10.25755/int.34730

Resumo

Este artigo apresenta uma análise reflexiva de modelo pedagógico na formação para docência na Educação a Distância (EaD). O contexto de formação e atuação delineia os processos de competências necessárias para a EaD. Numa abordagem qualitativa, o estudo tem por objetivo apresentar um relato de experiência de três professoras implicadas na prática docente e de pesquisa sobre o tema. Adota como metodologia de relato reflexivo, descrevendo as principais experiências práticas e de pesquisa realizadas pelas autoras do estudo. Os resultados e as conclusões colocam em relevo os modelos pedagógicos como elementos de efetivação de competências para atuação docente na EaD, oportunizados pela formação contínua.

Biografias Autor

Otília Maria Alves da Nóbrega Alberto Dantas, Universidade de Brasília (UnB)

Doutora em Educação (2007), Mestra em Educação (2003) e graduada em Pedagogia (1987) pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Pós-doutorado pela Universidade de Brasília sob a coordenação da profa. Doutora Ilma Passos de Alencastro Veiga. Professora Associada IV da Universidade de Brasília (MTC/FE/UnB) na área de Didática Fundamental. Pesquisadora Líder do Grupo de pesquisa Profissão Docente: Formação, Saberes e Práticas (GEPPESP/UnB/CNPq). Pesquisadora/orientadora do Programa de Iniciação Científica (UnB). Orientadora de graduação e PPGE-FE da Universidade de Brasília; Coordenadora de linha de pesquisa PDCA no PPGE-FE da Universidade de Brasília; Membro do Comitê de ética da Universidade de Brasília; Membro do Comitê de Ética da Anped. Membro da Rede Nacional de Pesquisadorxs em Pedagogia (RePPed). Membro de Comissão de Extensão; Membro de Comitê Institucional Gestor do Programa de Iniciação Científica (ProIc/DPG/UnB). Representante docente do Conselho da Faculdade de Educação da Universidade de Brasília. Desenvolve estudos no campo da Pedagogia, Formação de professores, Didática, Ensino, Avaliação e prática docente.

 Cleonice Pereira Nascimento Bittencourt, Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal – SEEDF

Pedagoga, Doutora e Mestra em Educação - PPGE - UNB, por meio da linha de pesquisa Escola, Aprendizagem, Ação Pedagógica e Subjetividade na Educação - EAPS e Ecologia Humana. Professora da Educação Básica na Secretaria de Educação desde 1998, atualmente exerce a função de Apoio Pedagógico a Gestão na Escola do Parque da Cidade - PROEM . Coordenadora de Professores Mediadores , atuando no âmbito do Projeto Formação em Educação Profissional e Tecnológica, executado pelo Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes), em parceria com o Ministério da Educação (MEC) e Fundação de Apoio ao Desenvolvimento da Ciência e Tecnologia FACTO (2020-atual). Pesquisadora Membro do Comitê Institucional de Iniciação Científica, Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (Cicti) - Ifes- 2023. Atuou na Subsecretaria de Educação Continuada dos Profissionais da Educação - EAPE desenvolvendo funções de formadora EaD, na Gerência de Formação Continuada para Inovação, Tecnologias e Educação a Distância GITEAD e ações de pesquisa e formação a partir do Laboratório de Criatividade e Inovação para a Educação Básica - LabCrie/Brasília.Exerceu a docência em diversos seguimentos: EaD, EJA, Educação Infantil em maior tempo com bebês e crianças bem pequenas(0 a 3 anos) em situação de "risco" e suas famílias. Apoio Pedagógico da coordenação da Educação Precoce. Exerce atividades como Mediadora e Supervisora EaD na Escola Nacional de Socioeducação -ENS/Endica/UnB(2015-2022). É professora e tutora EaD do curso de Pedagogia a Distância (bolsista Capes 2006-2023) UAB/UnB desde 2007 atuando em diversas disciplinas. Tem experiência prática e de pesquisa com publicações na área de Educação nos seguintes temas: Educação Básica, Educação Infantil, Educação Continuada, Educação Profissional, Educação a Distância -EaD e Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação - TDICs, Identidade e Subjetividade e Direitos Humanos. Especialista em Planejamento Implementação e Gestão da EaD - Uff; Educação a distância - UnB; Educação Continuada e a distância - UnB; Educação para a Diversidade e Cidadania - UFG; Direitos Humanos da Criança e do Adolescente - UFG; Especialista em Impactos da Violência na Escola - FIOCRUZ, e em Ensino Interdisciplinar em Infância e Direitos Humanos - UFG. Estudante pesquisadora do Grupo de Pesquisa Educação, Ecologia Humana e Transdisciplinaridade e Diálogos em Sociologia Clínica - UnB . Pesquisadora do grupo de pesquisa Laboratório Multidisciplinar de Formação e práticas educacionais dialógicas - Lampedi - UFT .Estuda Tecnologias Digitais e as relações dos sujeitos em contexto educativo. Foi avaliadora de obras didáticas de Educação Infantil, do processo de avaliação do Programa Nacional do Livro e do Material Didático - PNLD - 2019 e atualização BNCC Anos Iniciais do Ensino Fundamental(creche) em 2020. Foi Professora EAD nos Cursos de extensão Formação de Tutores do PNAIC na Educação Infantil e Professores do PNAIC na Educação Infantil - UnB (fev a nov - 2018). Professora do Centro Estudos Avançados Multidisciplinares (CEAM/NELIS /UnB).

Downloads

Publicado

2024-07-17

Como Citar

Matos Moreira da Rocha, S. ., Alves da Nóbrega Alberto Dantas, O. M. ., & PereiraNascimentoBittencourt, Cleonice. (2024). Modelos Pedagógicos na Formação para a Docência na EaD. Revista Interacções, 20(67), 1–20. https://doi.org/10.25755/int.34730