A percepção no logos do mundo estético: contribuições do pensamento de Merleau-Ponty aos estudos de percepção e educação ambiental

Autores

  • Andreia Aparecida Marin Núcleo de Estudos em Educação Ambiente e Sociedade; Depto. de Teoria e Prática de Ensino; Programa de Pós-Graduação em Educação; Universidade Federal do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.25755/int.375

Palavras-chave:

Percepção, Fenomenologia, Experiência estética, Educação ambiental.

Resumo

O presente trabalho gira em torno do conceito de percepção expresso nas obras de Merleau-Ponty e seus possíveis significados para a educação ambiental. Vários estudos no campo da educação ambiental têm envolvido o conceito de percepção por tomarem como base o fenômeno da percepção ambiental. Muitos destes estudos, no entanto, se resumem a levantamentos conceituais a respeito de problemas ambientais, deixando de considerar a complexidade do fenômeno da percepção. Embora muitos deles tomem como base teórica a fenomenologia, parece que as aproximações são feitas mais por semelhanças de idéias especulativas do que de clareza de fundamentos. Nesse sentido, o presente texto pretende ser a explanação de caminhos percorridos pela Fenomenologia da percepção e por obras estéticas de Merleau-Ponty, com o objetivo de elucidar possíveis desdobramentos para os estudos sobre percepção ambiental no campo e para uma revisão dos desafios da educação ambiental na atualidade.

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Publicado

2009-04-06

Como Citar

Marin, A. A. (2009). A percepção no logos do mundo estético: contribuições do pensamento de Merleau-Ponty aos estudos de percepção e educação ambiental. Revista Interacções, 5(11). https://doi.org/10.25755/int.375

Edição

Secção

Número 11 - Pesquisas em educação ambiental distantes do que se denomina “ciência normal”.