Contribuições “inversas”, “perversas” e menores às educações ambientais

Autores

  • Rodrigo Barchi Universidade de Sorocaba

DOI:

https://doi.org/10.25755/int.381

Palavras-chave:

Educação Ambiental, Literatura Menor, Educação Menor, Inversão, Perversão.

Resumo

Os conceitos de ciência menor, literatura menor ou educação menor, não indicam um grau qualitativo das áreas de conhecimento. De acordo com Gilles Deleuze e Felix Guattari (1977), menor significa uma condição revolucionária, resistente e insubmissa a um contexto de controle brutal e autoritário. Esse artigo busca, em primeiro lugar, construir alguns diálogos entre os campos da ecologia política e da educação ambiental, com as ressonâncias do pensamento de Nietzsche na obra de Deleuze e de alguns de seus interlocutores, no que diz respeito à inversão e perversão de algumas noções tão caras ao pensamento platônico, como autêntico, original, puro e essencial. A partir dessas conexões, em um segundo momento este trabalho sugere algumas possibilidades de construção de diversas educações ambientais, que por sua condição singular, radical e múltipla, possam ser consideradas como menores.

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Publicado

2009-04-06

Como Citar

Barchi, R. (2009). Contribuições “inversas”, “perversas” e menores às educações ambientais. Revista Interacções, 5(11). https://doi.org/10.25755/int.381

Edição

Secção

Número 11 - Pesquisas em educação ambiental distantes do que se denomina “ciência normal”.