Contribuições “inversas”, “perversas” e menores às educações ambientais

Authors

  • Rodrigo Barchi Universidade de Sorocaba

DOI:

https://doi.org/10.25755/int.381

Keywords:

Educação Ambiental, Literatura Menor, Educação Menor, Inversão, Perversão.

Abstract

Os conceitos de ciência menor, literatura menor ou educação menor, não indicam um grau qualitativo das áreas de conhecimento. De acordo com Gilles Deleuze e Felix Guattari (1977), menor significa uma condição revolucionária, resistente e insubmissa a um contexto de controle brutal e autoritário. Esse artigo busca, em primeiro lugar, construir alguns diálogos entre os campos da ecologia política e da educação ambiental, com as ressonâncias do pensamento de Nietzsche na obra de Deleuze e de alguns de seus interlocutores, no que diz respeito à inversão e perversão de algumas noções tão caras ao pensamento platônico, como autêntico, original, puro e essencial. A partir dessas conexões, em um segundo momento este trabalho sugere algumas possibilidades de construção de diversas educações ambientais, que por sua condição singular, radical e múltipla, possam ser consideradas como menores.

Published

2009-04-06

How to Cite

Barchi, R. (2009). Contribuições “inversas”, “perversas” e menores às educações ambientais. Interacções, 5(11). https://doi.org/10.25755/int.381

Issue

Section

Number 11 - Researches on environmental education without the characteristics of “normal science”