Inteligência Artificial na Educação de Itapemirim/ES
Práticas, Desafios e Compreensões
DOI:
https://doi.org/10.25755/int.41156Resumo
A Inteligência Artificial (IA) é um campo que tem suscitado debates e despertado interesse em diversos setores da sociedade, incluindo a educação. No entanto, para compreender plenamente sua presença, funcionamento e impacto é importante delinear suas nuances e aplicações de maneira clara e formal. Este artigo tem como objetivo mostrar os resultados parciais de uma investigação, em andamento, a respeito da utilização da IA nas práticas pedagógicas em 44 instituições escolares do município de Itapemirim, localizado no estado o Espírito Santo. A metodologia utilizada é a pesquisa exploratória, com a aplicação de um formulário on-line (Google Forms), composto por 11 perguntas objetivas e 1 discursiva. Obtivemos a participação de 170 professores, abrangendo a educação infantil, o ensino fundamental I e o ensino fundamental II. Nos resultados, podemos perceber que, em virtude do interesse de alguns professores com base em suas primeiras iniciativas de utilização da IA, uma crescente familiarização e o reconhecimento das (im)possibilidades dessa tecnologia na educação. Concluímos que a falta de “confiança” na IA pode estar relacionada a uma menor familiaridade com a tecnologia, as experiências.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2026 Allan da Silva Nazareth, Andréa Villela Mafra da Silva

Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores conservam os direitos de autor e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a licença CC BY-NC-SA 4.0 que permite a partilha do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
