Recursos Didáticos Manipuláveis e Formação de Professores que Ensinam Matemática nos Anos Iniciais
DOI:
https://doi.org/10.25755/int.41530Resumo
Durante a graduação em Pedagogia, notam-se poucas disciplinas que abordam o ensino de Matemática e todas as suas especificidades. Em muitas estruturas curriculares, há apenas uma disciplina, que não comporta dentro de sua carga horária, a quantidade de discussões necessárias a respeito do ensino e da aprendizagem da disciplina, inclusive em relação aos recursos didáticos manipuláveis. Diante desse cenário, este estudo buscou compreender o modo como pesquisas brasileiras concebem e investigam o ensino da matemática nos anos iniciais, bem como identificar a presença dos recursos didáticos manipuláveis como ferramenta de ensino e aprendizagem. Os procedimentos metodológicos consistiram em pesquisa bibliográfica de caráter qualitativo e exploratório, do tipo estado do conhecimento. Os resultados obtidos indicaram, por um lado, que ainda há um receio no uso de recursos didáticos manipuláveis por parte dos docentes por conta de formações insuficientes, o que faz predominar um ensino de Matemática ainda muito expositivo e verticalizado, sendo o aluno apenas um receptor de conhecimento. Por outro lado, apontam que estes recursos se mostraram presentes em algumas pesquisas como ferramentas importantes no sentido de garantir um processo mais construtivo do conhecimento, onde o aluno se torna protagonista de sua aprendizagem, o que pode contribuir para uma melhor apreensão dos conceitos matemáticos.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2025 Rebeca Ferreira de Souza Borges, Sheila Denize Guimarães

Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores conservam os direitos de autor e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a licença CC BY-NC-SA 4.0 que permite a partilha do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
