Recursos Didáticos Manipuláveis e Formação de Professores que Ensinam Matemática nos Anos Iniciais
DOI:
https://doi.org/10.25755/int.41530Abstract
Durante a graduação em Pedagogia, notam-se poucas disciplinas que abordam o ensino de Matemática e todas as suas especificidades. Em muitas estruturas curriculares, há apenas uma disciplina, que não comporta dentro de sua carga horária, a quantidade de discussões necessárias a respeito do ensino e da aprendizagem da disciplina, inclusive em relação aos recursos didáticos manipuláveis. Diante desse cenário, este estudo buscou compreender o modo como pesquisas brasileiras concebem e investigam o ensino da matemática nos anos iniciais, bem como identificar a presença dos recursos didáticos manipuláveis como ferramenta de ensino e aprendizagem. Os procedimentos metodológicos consistiram em pesquisa bibliográfica de caráter qualitativo e exploratório, do tipo estado do conhecimento. Os resultados obtidos indicaram, por um lado, que ainda há um receio no uso de recursos didáticos manipuláveis por parte dos docentes por conta de formações insuficientes, o que faz predominar um ensino de Matemática ainda muito expositivo e verticalizado, sendo o aluno apenas um receptor de conhecimento. Por outro lado, apontam que estes recursos se mostraram presentes em algumas pesquisas como ferramentas importantes no sentido de garantir um processo mais construtivo do conhecimento, onde o aluno se torna protagonista de sua aprendizagem, o que pode contribuir para uma melhor apreensão dos conceitos matemáticos.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2025 Rebeca Ferreira de Souza Borges, Sheila Denize Guimarães

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Authors who publish with this journal agree to the following terms:
- Authors retain copyright and grant the journal right of first publication with the work simultaneously licensed under a CC BY-NC-SA 4.0 license that allows others to share the work with an acknowledgement of the work's authorship and initial publication in this journal.
- Authors are able to enter into separate, additional contractual arrangements for the non-exclusive distribution of the journal's published version of the work (e.g., post it to an institutional repository or publish it in a book), with an acknowledgement of its initial publication in this journal.