Histórias Infantis como Mediadoras do Desenvolvimento Emocional e Intercultural na Infância
DOI:
https://doi.org/10.25755/int.42158Resumo
Este artigo apresenta uma reflexão teórica desenvolvida a partir de uma revisão da literatura sobre o papel da literatura infantil enquanto recurso pedagógico na promoção do desenvolvimento emocional e da educação intercultural na infância. Com base numa abordagem fundamentada em princípios humanistas e democráticos, discute-se de que forma a mediação de leitura no primeiro ciclo do ensino básico pode favorecer competências socioemocionais, como a empatia, a escuta ativa e o respeito pela diversidade. As histórias, ao mobilizarem o imaginário infantil, criam espaços simbólicos de diálogo e promovem a valorização da diversidade, a construção de vínculos afetivos e a convivência democrática. Realça-se, ainda, o papel do educador enquanto mediador cultural e facilitador de encontros dialógicos através da leitura, contribuindo para transformar a escola num ambiente inclusivo e promotor de justiça social. A relevância da temática é evidenciada pela escassez de estudos que articulem, de forma integrada, literatura infantil, desenvolvimento emocional e interculturalidade no 1º. ciclo do ensino básico.
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